O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) comunicou que um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a Passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártida, a uma profundidade de 10 km nesta sexta-feira (2).
No Chile, o presidente Gabriel Boric usou às redes sociais e apelou para que a população desocupe uma região no extremo sul do país. Segundo o Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile, uma área costeira da região de Magalhães pode ser atingida por um tsunami.
De acordo com estimativas do Serviço Hidrográfico e Oceanográfico do Chile (SHOA), as ondas atingirão bases na Antártida e cidades no extremo sul do Chile nas próximas horas. A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA, na sigla em inglês), pontuou que ondas de 0,3 a 1 metro são esperadas na Antártida, e de 1 a 3 metros podem atingir o Chile.
Nesta quinta-feira (1), a província de La Rioja, Argentina, foi atingida por um terremoto de magnitude 5,83. O Centro de Pesquisa para Geociências (GFZ) da Alemanha informou que o terremoto ocorreu a uma profundidade de 10 km.
Por volta das 13h04 (em horário local) aconteceu o terceiro e mais forte na região, que registrou outros dois fenômenos mais cedo, entre 12h54 e 12h57, de magnitude 2,7 e 2,8, respectivamente, de acordo com o Instituto Nacional de Prevenção Sísmica da Argentina.
De acordo com o jornal argentino Clarín, o fenômeno foi percebido na província vizinha de Córdoba. Não há informações sobre feridos.
Redação CPAD News / Com informações: CNN Brasil / G1