Autoridades chinesas anunciaram que a população do país mais populoso do mundo começará a cair a partir de 2025, com a redução do tamanho das famílias e o envelhecimento da sociedade. A China enfrenta uma potencial crise demográfica diante do rápido envelhecimento de sua força de trabalho, da queda do ritmo da economia e do menor crescimento de sua população durante décadas.

Em 2016, as autoridades flexibilizaram a rígida política de “filho único” e no ano passado autorizaram os casais a ter até três filhos. Em janeiro foi anunciado a previsão de que a população registraria crescimento zero ou até negativo no quinquênio de 2021-2025. Segundo a Comissão Nacional da Saúde (CNS), a taxa de fecundidade ficou abaixo de 1,3 filho por família nos últimos anos e o país deve entrar em uma fase de envelhecimento rápido por volta de 2035, com mais de 30% da população acima dos 60 anos.

As famílias também devem ficar menores, o que “enfraquecerá” o sistema previdenciário e os cuidados infantis, acrescentou o organismo. De acordo com projeções da ONU, a Índia deve superar a China como país mais populoso do planeta em 2023.

 

Com informações: R7 e AFP (02.08.22)

Enviar

Deixe uma resposta