No próximo dia 15 de novembro, em São Paulo (SP), acontecerá a 9ª edição do Festival Internacional de Cinema Cristão – FICC. A celebração será na YAH Church, das 14h às 22h. O festival reunirá profissionais de quatro continentes, entre artistas, produtores, diretores e representantes da sociedade para celebrar a arte, a fé e a produção audiovisual comprometida com valores que inspiram e transformam vidas.
Considerado o “Oscar de Cinema Cristão”, o festival premiará os melhores filmes nacionais e internacionais, destacando produções que unem excelência técnica e mensagens que impactam e transformam gerações.
Organizado pela Agenda Cultural Brasil e dirigido pela cineasta e produtora cultural Veronica Brendler, o FICC tem expandido suas fronteiras e se tornado referência na difusão do cinema cristão. A missão é inspirar cineastas a criarem obras que promovam valores, esperança e a renovação de vidas por meio da cultura e da fé.
A 9ª edição do FICC contará com seis artistas para conduzir as apresentações. Brendha Haddad e Kainan Ferraz à frente da “Cerimônia de Premiação”. Bianca Pagliarin e John Bassi apresentarão as “10 categorias de Longas Metragens”. Alexandre Canhoni e Giovanna Abbud ficarão responsáveis pelas “categorias temáticas”.
Formada pela Biola University (EUA), a diretora de cinema, Marina Liberato, filha do saudoso apresentador Gugu Liberato terá uma participação especial na Cerimônia de Premiação da FICC. Marina tem se destacado pela sensibilidade artística e excelência técnica. Ela também é finalista na categoria de “Melhor Filme Estrangeiro”, representando o talento e a criatividade do cinema cristão internacional.
A programação terá início às 14h com a premiere do documentário “A Guerra Invisível”. Logo às 18h será a “Cerimônia de Premiação”. E durante todo festival, das 14 às 22h, os convidados poderão conferir o Polo Criative, que é uma exposição de obras de artes, literatura, entre outras expressões artísticas.
Segundo a produtora cultural Veronica Brendler, “a Exposição Polo Criative celebra a diversidade das expressões artísticas, reunindo obras de arte, literatura, fotografia, música, e muito mais. Um verdadeiro encontro de talentos e criatividade, onde artistas de diferentes áreas compartilham suas inspirações, histórias e olhares sobre o mundo”, disse.
O documentário “A Guerra Invisível” tem como propósito revelar a realidade da batalha espiritual enfrentada por todos. Ele faz parte de um movimento que nasceu para expor o inimigo e levar Jesus às pessoas, às nações. A produção reúne a participação de 20 líderes espirituais, entre eles Lamartine Posella, Tânia Tereza, Jesher Cardoso, Roselen Faccio (Itália) e Rony Chaves (Costa Rica), que compartilham experiências, constroem uma narrativa forte, reveladora, transformadora com análises bíblicas sobre o tema.
No palco da Cerimônia de Premiação, personalidades que marcam a história serão homenageados. Entre os destaques, estão os pastores Lylian e Lamartine Posella; o Rev. Dr. Erní Seibert, diretor executivo da Sociedade Bíblica do Brasil (SBB); o multiartista e pastor Juanribe Palharin; os cineastas Fabio Faria e Miguel Nagle; além do(a) profissional que mais divulgar o FICC 9, a participação é aberta a todos os interessados.
Pensando na inclusão, o FICC contará com uma equipe de profissionais especializados da Haja Libras para receber e acompanhar pessoas surdas. E durante toda a cerimônia haverá interpretação em Libras, garantindo que todos possam participar plenamente da experiência.
Anteriormente, o CPAD NEWS através desta editoria havia divulgado que as inscrições para participar do festival estavam abertas. Ao todo, esta edição do FICC recebeu mais de 260 obras, vindas das cinco regiões do país, Estados Unidos, Inglaterra, Portugal, Espanha e África. Ao todo são 27 categorias, 10 de longa metragem, além de diversas categorias — entre elas Série, Média, Curta, Documentário, Filme Estrangeiro, Clipe Musical, Game, Animação, Produção do Minuto, Teatro Cristão Filmado e Categorias Temáticas.
“No tapete vermelho, não passarão apenas artistas, mas homens e mulheres que carregam o mesmo propósito: revelar Cristo através do audiovisual. Aqui, todos têm o seu lugar de honra — porque, diante do propósito, todos são especiais e igualmente dignos de celebrar o dom que receberam”, finalizou Brendler.
A YAH Church é parceira do festival e apoia a expansão dos valores cristãos por meio do cinema e da arte. Comprometida com a cultura, inspira pessoas a viverem uma fé autêntica e transformadora, manifestando o amor de Cristo em todas as áreas da sociedade.
Por Luciene Saviolli
Com informações e fotos cedidas pela direção da FICC
