A Prefeitura de Cariacica, a terceira maior do Espírito Santo, sancionou o Projeto de Lei nº 357/2025 que reconhece o Monumento à Bíblia como patrimônio cultural do município. A lei foi assinada pelo prefeito Euclério Sampaio (MDB), que é evangélico.
De autoria do vereador Jades Amorim (MDB), a medida estabelece que o conceito de “monumento” vai além de uma edificação física, sendo compreendido como “um conjunto de práticas, celebrações, significados, manifestações de fé, tradições e referências culturais associadas ao símbolo religioso e ao espaço utilizado pela comunidade para atividades de caráter espiritual, cultural e social e turístico”, diz o artigo 2º da lei.
O monumento da Bíblia foi criado pelo escultor capixaba, Hippólito Alves e inaugurado em 2023 na entrada do município. A edificação mede 3m de altura, 5m de largura, pesa 1,5 tonelada e foi construído com resina, grafite, concreto e aço.
Do lado direito está gravado “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guarda a cidade, em vão vigia a sentinela” (Salmos 127.1 ). Já do lado esquerdo da página, a escultura expõe a mensagem bíblica “Feliz a nação cujo Deus é o Senhor, e o povo que ele escolheu para sua herança” (Salmos 33.2).
Redação CPAD News/ Unigrejas, Comunhão, G1 e A GazetaES


