A Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA- na sigla em inglês) informou, na última segunda-feira (25), a descoberta de uma moeda de bronze de 1850 que representa a deusa lunar romana Luna. A peça foi encontrada “extremamente bem conservada” em frente à cidade costeira de Haifa, no norte do país.

De um lado da moeda é possível ver o retrato da deusa Luna sobre o signo zodiacal de Câncer, e do outro lado, a cabeça do imperador romano Antonino Pio.

Segundo Jacob Sharvit, diretor do Departamento de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel, “esta é a primeira vez que se encontra uma peça desse tipo na costa de Israel”.

Sharvit contou à AFP, nesta terça-feira (26), que as circunstâncias da descoberta indicam que houve um naufrágio nas proximidades, e que a moeda foi encontrada junto com outras peças. “Algumas são, realmente, muito raras, e sua descoberta completa partes do quebra-cabeças histórico do passado do país”, revelou.

De acordo com o IAA, a moeda fazia parte de uma série de 13 moedas representando os 12 signos do zodíaco e um de todo o zodíaco. A peça encontrada, da deusa romana, teria sido cunhada sob o mandato de Antonino Pio (138-161 d.C.) em Alexandria, Egito,

O IAA também contou que a moeda possui a inscrição “ano oito”, o que corresponde ao oitavo ano do reinado do imperador, considerado “um período de relativa calma no Império Romano”.

Com informações IAA e G1

Enviar

Deixe uma resposta