Neste domingo, 14 de dezembro, celebramos o Dia da Bíblia em todo o território brasileiro. A data passou a integrar o calendário oficial do país, em 2001, por meio da Lei Federal 10.335, que instituiu a comemoração anual, sempre no 2º domingo de dezembro.
Amante da Palavra de Deus, a irmã Elisabeth Oliveira Lima de Souza, membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Rio Grande do Norte (IEADERN), presidida pelo pastor Martim Alves da Silva, conquistou um grande marco em sua vida ao finalizar a transcrição da Bíblia à mão.
Ela conta que todos os anos faz o plano de leitura anual e lê a Bíblia por completo, às vezes na sequência (de Gênesis a Apocalipse), e às vezes alternadamente. Desde que começou a contar, apartir de 2014, ela já leu a Bíblia inteira 18 vezes. “Também gosto muito de escrever”, ressalta.
No início de 2023, Elisabeth leu uma reportagem sobre um pastor que fez a transcrição do Livro Sagrado, e isso a chamou atenção. A ideia foi amadurecendo em seu coração, e no final do ano ela decidiu, que em 2024 iniciaria o projeto.
“Passei os primeiros 6 meses de 2024 estruturando como faria. Comprei canetas, folhas, fichários… E, em 28 de junho de 2024 , mais precisamente às 11h 40min, eu redigi a primeira letra do livro do Gênesis. Terminei o projeto no dia 7 de agosto de 2025”, relatou ela.
Beth, como é carinhosamente chamada pelos irmãos da igreja, escolheu a versão Almeida Revista e Corrigida (ARC) da Bíblia Sagrada, para transcrever. Ao todo, foram 405 dias e 3.027 páginas distribuídos em 6 volumes, escritos apenas com a sua caligrafia. Ela utilizou 12 canetas de tinta azul, e mantém todas guardadas.
Todo o processo de transcrição foi realizado apenas sob o conhecimento de seu esposo, presbítero Marivaldo Silva de Souza, e de suas filhas, Mariana Lima de Souza e Marília Lima de Souza. Após a conclusão, Elisabeth fez uma surpresa para a família e os amigos mais chegados, os reunindo para um culto em gratidão a Deus e apresentando a Bíblia manuscrita.
A partir disso, o pastor Martim Alves da Silva e sua esposa Fátima Araújo Silva, a convidou para expor os volumes da Bíblia aos irmãos da igreja. A oportunidade aconteceu durante a Escola Bíblica Feminina 2025, evento que ocorre a cada dois anos, cujo o tema era “A Tua Palavra é a verdade”.
A Bíblia transcrita por Elisabeth ficou em exposição nos três dias de Escola Bíblica, realizado no templo central da IEADERN.
“No final de tudo acredito que esse desejo surgiu em decorrência de múltiplos fatores, pois sou aluna e professora da EBD e inclusive, sempre que posso participo das Conferências e Congressos da Escola Bíblica Dominical que a CPAD realiza”, compartilhou a irmã.
Por Daiene Cardoso, para o CPAD News






