Aos 23 anos, Wesley de Jesus Batista emocionou o país após o vídeo em que aparece ao lado dos pais viralizar nas redes sociais. As imagens mostram o momento em que ele descobre ter conquistado o primeiro lugar no curso de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Baiano, o jovem é filho de um pedreiro e uma empregada doméstica, e conquistou a vaga dos sonhos estudando sozinho em casa com muita disciplina e esforço. Wesley estudou na escola pública e se formou em 2019. Desde então, passou a estudar com materiais gratuitos, livros escolares e aulas no YouTube, pois, não tinha condições financeiras para pagar um curso preparatório.

“Organizei um cronograma com as temáticas que eu tinha que trabalhar. Eu estudava de cinco da manhã até 23 horas da noite, às vezes entrava madrugada adentro e dormia com a cara no livro. Minha mãe me acordava no dia seguinte, eu estudava na mesa da cozinha nessa época”, contou o jovem, em entrevista ao G1.

A escolha da nova profissão surgiu ainda na infância, quando Wesley enfrentou crises de asma crônica. “Nesse vai e vem para o hospital e no contato com essas pessoas de jaleco branco, eu comecei a internalizar a importância dessa profissão. A partir dessa vivência, eu comecei a vislumbrar a Medicina e me ver profissionalmente realizado nela”, explicou.

Após descobrir o resultado, o jovem agradeceu a Deus e testemunhou, nas redes sociais, como a fé o ajudou a alcançar esse sonho. “Agradeço a Deus por ter me permitido alcançar o que, muitas vezes, parecia ser inatingível. Batalha após batalha sendo vencida, com bastante esforço e resiliência no meio do processo. Jesus Cristo, meu porto seguro, e a consistência sempre estiveram lado a lado comigo de mãos dadas, me fazendo companhia e não me permitindo esmorecer no caminho árduo que percorri. A Deus, sou eternamente grato por estar vivendo o extraordinário, fruto de muita luta e gana de vencer!”,

Agora, Wesley enfrenta um novo desafio: arcar com os gastos para se manter durante os seis anos do curso no estado de São Paulo, incluindo aluguel, alimentação, transporte e material didático, entre outras despesas básicas. Para isso, ele criou uma “vaquinha” online e conta com o apoio de quem puder colaborar.

“Sem nenhuma rede de apoio, criei essa vaquinha solidária para conseguir garantir meus estudos, não desistir desse sonho tão suado e perder a oportunidade de ouro de conseguir me formar e poder, futuramente, contribuir com a sociedade em qualidade de saúde e assistência médica. Mais do que um sonho individual, essa conquista representa a esperança da minha família e de muitos jovens da periferia que acreditam que a educação pode transformar vidas. Meu objetivo é me formar médico e, no futuro, retribuir à sociedade com cuidado, assistência e compromisso com a sociedade”, escreveu no site de arrecadação.

Redação CPAD News / Com informações Guiame e G1

Share.
Leave A Reply