Inspirada nos valores bíblicos, a congregação da Igreja Assembleia de Deus em São Luís (MA) – IADESL, localizada na Vila Mauro Fecury 1, tem se dedicado a cuidar de famílias, promovendo ações sociais que unem amor cristão, assistência e inclusão às pessoas da comunidade local.
E tudo começou em 2021, quando o líder da igreja local, pastor José Chagas, com o apoio do pastor presidente da IADESL, José Guimarães Coutinho, viu a vulnerabilidade local através de visitas pastorais, e fundou o Instituto AMA – Acolhimento, Mentoria e Assistência.
Com o objetivo de promover inclusão, capacitação e esperança a quem precisa, seja da própria igreja ou da comunidade, o AMA realiza projetos sociais fundamentados nos valores cristãos e tem parcerias com várias instituições públicas e privadas. As atividades são realizadas dentro da congregação e também no prédio anexo.
Um das ações é o Projeto Mulheres Empreendedoras que oferece cursos profissionalizantes, oficinas e palestras, para mulheres que buscam se qualificar e ter uma geração de renda. As aulas são dadas pela coordenadora e pedagoga Raquel Maranhão e conta com o apoio de mulheres acadêmicas do curso de Serviço Social. As alunas aprendem a fazer produtos sustentáveis com materiais recicláveis como garrafas PET e caixas de leite.
Elas também aprendem a criar uma horta orgânica e participam de curso de culinária sustentável. “Ao final do curso, foi realizada uma feira de mulheres empreendedoras, na qual foram apresentados os produtos confeccionados nas oficinas e as hortaliças colhidas na horta da Igreja”, contou o coordenador, pastor José.
O AMA também realiza ações para as crianças através do Projeto Acolher, que é coordenado pelas professoras e coordenadoras da Escola Dominical da congregação, Élida Brígida e Solange Ribeiro. As crianças tanto da igreja quanto da comunidade participam de reforço escolar, tem acompanhamento psicológico, assistência alimentar, recreação infantil e evangelização. Segundo o coordenador, o Projeto tem alcançado mais de 1.500 crianças na comunidade.
A professora Élida enfatiza a importância do Acolher. “Temos visto mudanças significativas no comportamento, no aprendizado e na autoestima das crianças atendidas. O propósito do projeto é que as crianças da comunidade sejam alcançadas, se sintam acolhidas com amor e alegria, e tenham a oportunidade de conhecer a verdade de Cristo”, afirmou.
De acordo com a professora, através da ação social desenvolvida pela igreja e pelo Instituto AMA, famílias têm sido alcançadas. “Pais e responsáveis expressam gratidão, pois se sentem acolhidos, assistidos e valorizados. Eles reconhecem que a presença da Igreja e do Instituto na comunidade tem feito uma diferença real em suas vidas, fortalecendo vínculos familiares e promovendo transformação social”, disse.
Os jovens e adultos também são atendidos no AMA através do Projeto Capacitar, que oferece cursos profissionalizantes em áreas como elétrica, estética e confeitaria, preparando para o mercado de trabalho.
Segundo o Pastor José Chagas, cada projeto é uma oportunidade de demonstrar o amor de Deus de forma concreta. “As iniciativas da IADESL e do Instituto AMA comprovam que a fé, quando traduzida em ações práticas, é capaz de transformar realidades, resgatar dignidade e gerar novas oportunidades. O compromisso da igreja e de seus parceiros é continuar expandindo esses projetos, fortalecendo famílias, promovendo cidadania e testemunhando o amor de Deus através do cuidado com o próximo. Com esse trabalho, a IADESL reafirma seu papel não apenas como referência espiritual, mas também como instrumento de transformação social, levando esperança e vida plena às comunidades que mais necessitam”, finalizou o coordenador.
Por Luciene Saviolli
Com informações da Coordenação do Instituto AMA e fotos cedidas por Amanda Bênção e Ana Clara Silva/AMA
Sua igreja tem um projeto que atende em benefício à comunidade local? Envie a sugestão de pauta para o e-mail: [email protected] e no Assunto coloque: “Igreja em Ação”. Caso seja aprovado, a sua história também poderá ser contada neste site.









