O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão até 48 horas para se pronunciarem sobre as irregularidades em descontos na folha de pagamento de aposentados. A decisão foi pronunciada pelo juiz Waldemar Claudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal Cível da Seção Judiciária do Distrito Federal, nesta quarta-feira (7).
A ordem judicial foi emitida através de uma ação popular movida pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e pelo vereador Guilherme Kilter (Novo), de Curitiba (PR), que pedem explicações sobre as fraudes e questionam a gestão do ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi.
Os políticos pedem a condenação e o ressarcimento dos cofres públicos em, ao menos, R$ 6,3 bilhões, além de restituir os valores aos aposentados afetados.
O magistrado Waldemar de Carvalho também determinou a manifestação do Ministério Público Federal sobre a ocorrência.
Redação CPAD News / Com informações Pleno News