Organizações de defesa da liberdade religiosa seguem mobilizando cristãos de várias partes do mundo pela soltura do cristão Suleiman Khalil, de 52 anos, ex-prefeito de Sadad (no período de 2012 a 2016), na Síria. Ele foi detido na casa dele em 8 de fevereiro de 2025. Segundo organizações que acompanham o caso, ele não teve acesso a um advogado nem às provas que justificariam sua prisão.

A família do cristão  afirma que ele é integrante do Partido Social Nacionalista Sírio, mas que não participou pessoalmente de nenhuma operação de combate. Em 2016, ainda durante o governo de Bashar al-Assad, Khalil foi afastado do cargo de prefeito, supostamente devido à crescente popularidade que conquistou após a defesa da cidade.

Atualmente, ele estaria detido na ala militar da Prisão Central de Homs. A In Defense of Christians (IDC) e a Christian Solidarity International (CSI), afirmam que a saúde de Khalil piorou durante o período de encarceramento e que existem relatos recebidos pela família que levantam suspeitas de tortura.

Recentemente, a CSI lançou uma campanha internacional com essa finalidade e disponibilizou uma iniciativa para que apoiadores enviassem mensagens às autoridades sírias. De acordo com a organização, cristãos sírios têm enfrentado ataques, prisões, extorsões e sequestros desde a mudança daquele país.

Os defensores acreditam que a prisão do cristão possa estar relacionada à atuação dele na defesa de Sadad contra ataques de grupos jihadistas.

 

Redação CPAD News / Com informações The Christian Post, CSI e Guiame

Share.
Leave A Reply