Uma nova lei deu respaldo legal ao controle sobre o uso da informação e da expressão em Cuba. À medida que a censura se intensifica, cristãos daquele país utilizam a cautela no evangelismo da Palavra de Deus. Embora a repressão à informação exista há décadas, a Lei 35 sobre Comunicação Social – promulgada em outubro de 2024 – assustou a população.
Durante uma entrevista ao canal de televisão France 24, Castro declarou: “a Lei 35 não é o início da censura, é a legalização oficial da censura”. Segundo ele, a ambiguidade da lei tem um propósito claro. Ao usar termos vagos como “notícias falsas” ou “comentários que prejudicam o prestígio do país”, ela dá às autoridades o poder de punir arbitrariamente qualquer dissidência. A lei regula os meios de comunicação tradicionais e digitais, incluindo redes sociais e influenciadores, garantindo que nenhuma mensagem escape ao controle do governo.
A lei levanta sérias preocupações para os os cristãos na ilha. Eles não sabem como será o futuro do do evangelismo ou discipulado online no país. Segundo a Portas Abertas, o país é o 26º na Lista Mundial da Perseguição 2025.
Redação CPAD News / Com informações: Portas Abertas