O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio de 2025 (Enem) em Língua Brasileira de Sinais (Libras) para atender as pessoas com deficiência auditiva ou surdez.
Através do canal do Inep no YouTube, o candidato poderá assistir ao vídeo de 2 horas e 6 minutos com o conteúdo completo do edital.
Os inscritos que são deficientes auditivos e precisam de atendimento especializado nos dois dias de provas devem fazer a solicitação no momento da inscrição, que se encerra às 23h59 desta sexta-feira (6).
O objetivo deste atendimento especializado é garantir igualdade para todos os participantes com deficiências e transtornos, assim como gestantes e lactantes. Para isso é necessário que eles enviem toda documentação que comprove a condição e motiva a solicitação.
Os documentos deverão ser anexados ao laudo médico válido, legível e com nome completo do candidato, e devem ser enviados por meio da Página do Participante, no site do Inep, no formato PDF, PNG ou JPG e ter no máximo 2MB.
O Enem é considerado a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Ele avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.
Redação CPAD News / Com informações Comunhão e Agência Brasil