No interior de São Paulo, a prefeitura de Campinas, publicou no Diário Oficial de terça-feira (2) que o dia 12 de agosto passa celebrar o Dia do Evangélico, a ser comemorado anualmente a partir de 2026.
A sanção foi publicada após assinatura do prefeito Dário Saadi (Republicanos), que aprovou a Lei 16.785, de autoria do vereador Filipe Marchesi (PSD). “Fica incluído no calendário oficial de datas e eventos do município de Campinas o Dia do Evangélico, a ser comemorado no dia 12 de agosto de cada ano. [….] A data comemorativa referida no caput [parte principal] deste artigo fica instituída como feriado municipal”, definiu a prefeitura.
O objetivo é valorizar a atuação das igrejas reconhecendo a importância dela para o município. A lei destaca que além da dimensão espiritual, as igrejas contribuem em áreas como assistência social, recuperação de dependentes químicos, atividades culturais e apoio a famílias em situação de vulnerabilidade.
Segundo o vereador Filipe Marchesi, a proposta da Lei visa consolidar um momento de reflexão e fortalecimento de valores que colaboram para a vida comunitária. A iniciativa contou com a participação do Conselho de Pastores de Campinas.
Com o feriado municipal, exceto os serviços de emergência e de plantão funcionarão no dia, enquanto que os outros órgãos não terão expediente. Assim como acontece com o feriado católico no município, dedicado à padroeira Nossa Senhora da Conceição, celebrado no dia 8 de dezembro.
O prefeito só vetou o artigo 2º do projeto de lei, que previa apoio do poder público às comemorações, incluindo autorização para uso de espaços públicos e custeio de atividades religiosas.
Nesta quinta-feira (4), a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, o Projeto de Lei nº 3.828/2022, de autoria do deputado Jutay Meneses (Republicanos), que cria o Dia Estadual do Cristão. A data será celebrada em 21 de janeiro, mesma data em que é comemorado o Dia Nacional do Cristão e passa a integrar o calendário oficial do estado.
Outros municípios brasileiros também já instituíram o feriado do Dia do Evangélico, são eles:
Farol (PR): 11 de maio
Parauapebas (PA): 11 de junho (ponto facultativo trasladado)
Goiânia (GO): 17 de agosto
Iupi (ES): 16 de agosto
Juína (MT): último sábado de outubro
Sul Brasil (SC): 31 de outubro
Abreu e Lima (PE): 31 de outubro
Galileia (MG): 31 de outubro
Areia Branca (RN): último sábado de novembro
Redação CPAD News / Com informações GazetaSP, Comunhão e Exibir Gospel