Falar sobre lavagem das mãos, aparentemente, pode ser considerada uma coisa simples. No entanto, esse ato rotineiro pode evitar que doenças se instaurem pelo corpo, exemplos: gripe, resfriado, conjuntivite, diarreia, hepatite A e infecções de pele (incluindo sarna). As mãos estão em contato constante com superfícies e outras pessoas, transmitindo vírus, bactérias e parasitas.
Assim como outros cuidados importantes como o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), a esterilização de materiais, entre outros, a lavagem de mão de forma correta deve ser um procedimento adotado por todos, sempre ao iniciar e terminar uma tarefa.
A assepsia de mãos deve ser realizada no início e no fim do turno de trabalho; após usar o banheiro; após o contato com superfícies e artigos contaminados; quando as mãos forem contaminadas, em caso de acidente; após coçar ou assoar nariz, pentear os cabelos, cobrir a boca para espirrar, manusear dinheiro; e antes de comer, beber ou manusear alimentos.
Para quem é profissional da área de saúde, é necessário lavar as mãos: antes de preparar medicação; antes e após o uso de luvas; antes e depois de contato com pacientes; depois de manusear material contaminado, mesmo quando as luvas tenham sido usadas; antes e depois de manusear catéteres vasculares, sonda vesical, tubo orotraqueal e outros dispositivos; após o contato direto com secreções e matéria orgânica; entre os diversos procedimentos realizados no mesmo paciente; após manusear quaisquer resíduos; e ao término de cada tarefa.
Nos hospitais, a forma correta da lavagem de mãos tem alguns passos. O primeiro é a higienização da bica ou torneira (lavar com água e sabão). Em seguida, a lavagem das mãos propriamente dita. Elas devem estar livres, sem anéis, pulseiras, relógios, conforme a figura abaixo (contemplar todos os lados dos membros, incluindo as unhas até o pulso).

Ao final, enxaguar as mãos deixando a água escorrer, secar com um papel toalha e, após, fechar a bica com um papel toalha.
A princípio parece ser trabalhoso. A correria do dia a dia faz com que pulemos etapas das lavagens de mãos e quem sabe, na impossibilidade, até todas. Não leve contaminações do meio ambiente para o seu corpo. Mantenha um corpo saudável!
Obs: Os assuntos tratados nessa editoria seguem uma linha informativa, e a mesma não se responsabiliza em tratar diagnósticos. Em caso de apresentação de algum sintoma, um médico especialista deverá ser consultado.
Por Ezequias Gadelha / Com informações Ministério da Saúde
