Na manhã do último domingo (19) o Museu do Louvre, em Paris, foi alvo de um grupo de criminosos que invadiu a renomada Galeria de Apollo. O local abriga um acervo de relíquias e tesouros da realeza francesa, incluindo a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.
Na ação, que durou cerca de 5 minutos, os assaltantes arrombaram uma janela, quebraram vitrines reforçadas e levaram nove peças preciosas, avaliadas em milhões de euros.
“Além do valor de mercado, os itens têm valor patrimonial e histórico inestimáveis”, afirmou disse o ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, à rádio France Inter.
O presidente Emmanuel Macron, prometeu recuperar as joias roubadas e punição aos criminosos envolvidos.
“O roubo do Louvre é um ataque a um patrimônio que prezamos porque faz parte da nossa história. Recuperaremos as obras e os responsáveis serão levados à justiça. Tudo está sendo feito, em todos os lugares, para alcançar esse objetivo, sob a liderança do Ministério Público de Paris”, disse Macron, em um post na rede social X.
De acordo com as informações do G1 e agências internacionais, o crime foi iniciado por volta de 9h30 (no horário local, madrugada no Brasil), cerca de 30 minutos após a abertura do museu.
Autoridades francesas afirmaram que ao menos quatro suspeitos participaram do roubo. Conforme relatados, dois criminosos teriam invadido o Louvre pela fachada que acesso ao Rio Sena, utilizando um guindaste acoplado a um caminhão, estacionado ao lado do museu, e arrombaram uma janela.
Dentro da Galeria, os ladrões quebraram as vitrines para pegar as joias, e em seguida fugiram de moto com os comparsas.
Entre as peças roubadas, o Ministério Público da França revelou nesta manhã (20), que uma já foi recuperada. Se trata da coroa da imperatriz Eugênia, esposa de Napoleão III, composta por 1.354 diamantes e 56 esmeraldas. A joia foi localizada danificada em uma rua próxima ao museu.
A ministra da Cultura, Rachida Dati, disse à emissora de TV francesa TF1, que o local foi evacuado imediatamente após o alarme ser disparado e ninguém ficou ferido. O museu permanecerá fechado nesta segunda-feira (20) e todas as reservas serão reembolsadas.
Redação CPAD/ Com informações G1 e CNN Brasil