Dados de uma pesquisa recente revelou o crescimento do número de jovens que acreditam em Deus no Reino Unido, enquanto a taxa de ateísmo diminuiu. Segundo a pesquisa da YouGov divulgada no início deste mês, a taxa de britânicos de 16 a 24 anos respondem afirmativamente que “acreditam que existe um Deus”, o número aumentou de 16% para 37% desde agosto de 2021. No mesmo período, a adesão ao ateísmo dentro da mesma faixa etária caiu de 49% para 32% quatro anos depois.
As tendências se manifestaram em menor grau entre aqueles com idades entre 25 e 49 anos, entre os quais a crença em Deus aumentou de 21% para 25% desde 2021, enquanto o ateísmo caiu de 45% para 42%. Conforme dados do Observatório de Migração da Universidade de Oxford, houve um aumento na imigração no Reino Unido nos últimos anos.
Fato que pode estar influenciando os dados, de acordo com o autor e pesquisador independente Rakib Ehsan. Em um ensaio publicado pela UnHerd, Ehsan disse que “há pouca dúvida de que o crescimento da religiosidade entre os britânicos mais jovens está sendo impulsionado pela mudança demográfica”, escreveu.
Em 2022, dados publicados pelo Escritório Nacional de Estatísticas do Reino Unido mostraram que apenas 46,2% (ou 27,5 milhões) dos mais de 67 milhões de habitantes do país se declararam cristãos. O censo mais recente também descobriu que a população muçulmana do Reino Unido aumentou de 2,7 milhões em 2011 para 3,9 milhões em 2021, com quase metade com menos de 24 anos.
Redação CPAD News / Com informações The Christian Post