Um surto de infecção entre funcionários do Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória (ES), atingiu 33 profissionais da ala de internação oncológica.
Os infectados apresentaram sintomas como febre, dores de cabeça, e em alguns casos dor torácica compatíveis com pneumonia. A origem da contaminação ainda não foi identificada.
De acordo com a Secretaria de Saúde do Espírito Santo, seis pessoas permanecem internadas em hospitais da região e dois deles estão na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
“Já investigamos diversos vírus, como o coronavírus e as influenzas A e B, e descartamos essas possibilidades. Agora, estamos investigando bactérias e fungos. Os testes estão sendo realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen/ES) e na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com análise para quase 300 patógenos. Também trabalhamos com a hipótese de uma causa ambiental, motivo pelo qual colhemos amostras de superfícies, de água, mobiliário e do sistema de ar-condicionado”, afirmou o secretário de Saúde, Tyago Hoffmann.
Segundo o Hospital Santa Rita de Cássia, o diagnóstico etiológico ainda não foi definido, infecções de vias respiratórias como Influenza e Covid-19 foram descartadas.
Redação CPAD News/ Com informações CNN Brasil
