Close Menu
CPAD News
    O que há de novo

    Cristão enfrenta risco de execução no Irã

    18 de julho de 2026

    Prime Video confirma 3ª temporada da série Casa de Davi

    17 de julho de 2026

    Jovem morre após reação alérgica durante comemoração por concluir voo solo no Paraná

    17 de julho de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
    CPAD News
    Se inscrever Login
    • Home
    • Notícias
      1. Universo Cristão
      2. Giro pelo Brasil
      3. Giro pelo Mundo
      4. View All

      Cristão enfrenta risco de execução no Irã

      18 de julho de 2026

      Evangelista é ameaçado de prisão na Austrália

      17 de julho de 2026

      Vinte e cinco cristãos são mortos por extremistas fulani na Nigéria

      16 de julho de 2026

      Pastor é liberto da prisão na China

      15 de julho de 2026

      Jovem morre após reação alérgica durante comemoração por concluir voo solo no Paraná

      17 de julho de 2026

      Inscrições para o FIES terminam na sexta-feira (17)

      16 de julho de 2026

      Receita paga lote especial de restituição automática nesta quarta-feira (15)

      15 de julho de 2026

      Lei que determina férias escolares na Copa Feminina de 2027 gera críticas

      7 de julho de 2026

      Irã acusa EUA de ataques e retalia contra bases americanas no Oriente Médio

      17 de julho de 2026

      Costa sul do México é atingida por terremoto de magnitude 7,3

      17 de julho de 2026

      Governo brasileiro diz que vai acionar Lei de Reciprocidade com os EUA

      16 de julho de 2026

      Irã ameaça destruir infraestrutura no Oriente Médio se usinas do país forem atacada pelos EUA

      16 de julho de 2026

      Cristão enfrenta risco de execução no Irã

      18 de julho de 2026

      Jovem morre após reação alérgica durante comemoração por concluir voo solo no Paraná

      17 de julho de 2026

      Irã acusa EUA de ataques e retalia contra bases americanas no Oriente Médio

      17 de julho de 2026

      Costa sul do México é atingida por terremoto de magnitude 7,3

      17 de julho de 2026
    • Assembleia de Deus
    • Saúde
    • Cultura
    • Carreira
    • Igreja em Ação
    • Entrevistas
    • Colunistas
    CPAD News
    Início » Círculo de Oração é reconhecido como patrimônio cultural do Paraná
    Assembleia de Deus

    Círculo de Oração é reconhecido como patrimônio cultural do Paraná

    Projeto de lei 492/2025 foi aprovado e sancionado no início de março
    Redação CPAD NewsBy Redação CPAD News17 de março de 2026Updated:17 de março de 20263 Mins Read
    Foto: reprodução/Alep (Orlando Kissner)
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, no último dia 3 de março, o projeto de lei 492/2025, que reconhece o Círculo de Oração como patrimônio cultural de natureza imaterial do estado. Na data, foi celebrado os 84 anos de existência dos grupos de intercessão formados por mulheres evangélicas.

    De autoria da deputada Mara Lima (Republicanos), a proposta foi apresentada em junho do ano passado e sancionada pelo governador Ratinho Júnior (PSD) em 5 de março, quando foi transformanda na Lei nº 22.998 e incluída no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Paraná.

    “São mais de 1 milhão de mulheres que oram, intercedem pelo nosso estado e que muitas vezes não são reconhecidas. Oram pelos nossos filhos, pela nossa família, por aqueles que não têm quem os ajude. Elas são as primeiras a prestar apoio quando se trata de um momento difícil, de uma catástrofe ou de uma pandemia. Estão lá como voluntárias. Seu esforço é merecedor de reconhecimento”, declarou Mara Lima, durante evento que reuniu lideranças religiosas e integrantes dos Círculos de Oração do estado no Plenário.

    O presidente da Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus no Estado do Paraná (Cieadep), pastor Perci Fontoura, estava presente na Tribuna e aproveitou a oportunidade para ressaltar a predominância da mulher na religião. Ele destacou ainda, que a Assembleia de Deus conta com mais de cinco mil templos no Paraná e mais de um milhão de membros, são compostos majoritariamente por mulheres. “Elas se dedicam muito em favor de todos nós, pastores e não pastores, orando e buscando a Deus”, afirmou.

    De acordo com a Alep, também compuseram a mesa Mel Gaby, diretora do Ministério da Mulher Cristã e esposa do pastor Wagner Gaby; Eunice Correia Kempper, 2ª tesoureira da União das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus do Paraná (UEMADEPAR); Claudia Maria da Silva Pires, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Pinhais; Vanete Rosa de Souza, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus da Lapa; Marlene Vieira, 2ª vice-presidente; e Mariane Lemos Lourenço, de Colombo.

    A irmã Rozeli Santos Fontoura, coordenadora-geral da União das Esposas de Ministros das Assembleias de Deus do Paraná (UEMADEPAR) e esposa do pastor Perci Fontoura, reafirmou a irmportância do movimento de oração.

    “A oração é a chave e nós temos essa chave. Há a chave da casa: é só chegar nela e abrir, não é? Nós temos a chave do Céu. Quando precisamos de alguma coisa, se tivermos fé, orarmos e pedirmos a Deus, recebemos”, declarou.

    O Círculo de Oração foi fundado em 6 de março de 1942, pela irmã Albertina Bezerra Barreto no templo histórico da Assembleia de Deus no bairro Casa amarela, em Recife (PE). Atualmente, a data já é celebrada em todo o Brasil, de forma simbólica.

    Em janeiro de 2026, o governador do estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, sancionou duas leis que reconhecem as mulheres cristãs que se reúnem em intercessão, instituindo o Dia do Círculo de Oração (lei nº 19.575) e o Dia das Dirigentes do Círculo de Oração (lei nº 19.574).

    Em junho do ano passado, o município do Rio de Janeiro também declarou o o Círculo de Oração como patrimônio cultural e religioso imaterial (lei nº 8.935/2025).

     

    Redação CPAD News/ Com informações Alep

    Post Views: 839
    Assembleia de Deus assembleiadedeus cgadb circulo de oração CPAD destaque único evangelicos Igrejas Paraná patrimônio cultural
    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Previous ArticleEstatuto Digital da Criança e do Adolescente começa a valer nesta terça
    Next Article Pr Edgar Amorim é eleito novo presidente da CONFRADERJ
    Redação CPAD News
    Redação CPAD News
    • Website

    Related Posts

    Cristão enfrenta risco de execução no Irã

    18 de julho de 2026

    Evangelista é ameaçado de prisão na Austrália

    17 de julho de 2026

    Vinte e cinco cristãos são mortos por extremistas fulani na Nigéria

    16 de julho de 2026

    Pastor é liberto da prisão na China

    15 de julho de 2026

    1 comentário

    1. Pingback: Círculo de Oração é reconhecido como patrimônio cultural do Paraná – CPAD News – News Conect Inteligencia Digital

    Leave A Reply Cancel Reply

    CPAD News
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    Copyright © 2026 CPADNews - Todos direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?