Há dias um conflito armado foi formado entre Tailândia e Comboja que enfrentam uma disputa territorial. Nesta quinta-feira (24), os dois países se confrontaram em uma área de fronteira. Autoridades tailandesas informaram que, ao menos, 11 civis foram mortos e outras 14 pessoas ficaram feridas em decorrência dos ataques. Segundo o exército daquele país, um jato de combate F-16 foi enviado para bombardear o território.
O confronto ocorre na área do antigo templo Prasat Ta Muen Thom, localizado na fronteira entre a província tailandesa de Surin e a província cambojana de Oddar Meanchey. Os dois países acusaram um ao outro de terem aberto fogo primeiro. Na noite desta quarta (23), a Tailândia retirou o embaixador deles do Camboja e anunciou a expulsão do embaixador cambojano em Bangcoc.
De acordo com as autoridades tailandesas, as minas foram recentemente instaladas em caminhos que, por acordo mútuo, deveriam ser seguros. Os explosivos eram de fabricação russa e não do tipo utilizado pelo exército tailandês. O Camboja rejeitou as alegações como “acusações infundadas” e ressaltou que muitas minas e outros artefatos explosivos não detonados são heranças de guerras e conflitos do século XX.
Redação CPAD News / Com informações G1