O Sul do Brasil e áreas do Sudeste e do Centro-Oeste estão em estágio de alerta entre terça (9) e quinta-feira (11), devido a formação de um ciclone extratropical associada a uma frente fria. O sistema se desenvolve entre o Paraguai, o nordeste da Argentina e o Rio Grande do Sul e espalha instabilidades com potencial para chuva forte, raios e rajadas intensas de vento.
A Climatempo informou que o ciclone não atuará diretamente sobre Sudeste e Centro-Oeste, no entanto o impacto será de forte intensidade, com rajadas de ventos de até 120 km/h, especialmente no litoral e nas áreas serranas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Entre os locais afetados estão a Grande Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, que terão temporais já na madrugada do dia 9 e ventania mais forte no dia 10. No Sudeste, os efeitos indiretos do fenômeno atingirão São Paulo, o Centro-sul do Rio de Janeiro, e o Centro-sul e sudoeste de Minas Gerais. No Centro-Oeste, o Mato Grosso do Sul será o estado mais impactado, com fortes rajadas de vento.
Em caso de tempestade ou chuva intensa, algumas medidas básicas precisam serem tomadas como: desligar aparelhos elétricos e até o quadro geral de energia nas regiões de maiores riscos; para quem mora em encostas, a orientação é estar atento e sempre ficar em local abrigado; em caso de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante vendaval; em caso de inundações, proteger os pertences com sacos plásticos; e, evite enfrentar o mau tempo.
Redação CPAD News / Com informações: SBT News
