Milhares de pessoas reuniram-se no Centro de Eventos de Marabá (PA) para celebrar a Deus pelo centenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Missão daquela cidade.
Entre os destaques da programação esteve presente o pastor José Wellington Costa Junior, presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), que ministrou a Palavra de Deus em uma noite memorável. Sua participação simbolizou o reconhecimento nacional da importância do campo de Marabá na história da denominação pentecostal brasileira.
Também participaram das ministrações os pastores Juliano Fraga (SP) e Genival Bento (AL). E nas apresentações musicais, a cantora Sumara Santos e o Quarteto Gileade, que louvaram canções edificantes e foram acompanhados pelo público.
As comemorações do centenário não foram apenas um evento festivo, mas um marco espiritual da igreja na Amazônia. “Celebrar 100 anos é olhar para trás com gratidão e para frente com esperança. Deus tem sido fiel com essa igreja”, declarou o pastor Sales Batista, presidente da igreja centenária, destacando o lema centenário: “Jesus salva, cura, batiza com o Espírito Santo e em breve voltará”.
Segundo os organizadores do evento, a presença do presidente da CGADB, José Wellington Costa Junior, reafirmou a relevância da igreja local e sua liderança no cenário nacional.
A abertura das celebrações aconteceu no dia 01 de março marcada por uma grande carreata festiva, que percorreu as principais vias da cidade com trio elétrico, carros, motos, bicicletas e até participantes cavalgando. A mobilização foi um verdadeiro ato de fé e unidade, levando louvores e mensagens bíblicas por onde passava.
O encerramento da carreata aconteceu no Centro de Eventos da igreja, onde uma fervorosa oração consagrou a Deus os 100 anos de história da igreja, dando início aos cultos de celebração nos dias 6 a 8 de março. O evento encerrou evidenciando que a chama iniciada há 100 anos continua acesa em Marabá.
100 anos de fé, expansão e legado
Fundada em 5 de março de 1925, por missionários que pregavam com ousadia a mensagem pentecostal, a Assembleia de Deus Missão em Marabá tornou-se uma referência na região sul e sudeste do Pará. O evento celebrou uma jornada de evangelismo, milagres, curas e transformação social.
Atualmente a igreja está sob a liderança do pastor Sales Batista de Souza, que chegou a Marabá com sua família, a missionária Raquel Viégas e filhos, o Pr. Kennedy Salles e Kelly Raquel. Em 25 de agosto de 2003 foi empossado como pastor presidente para dar prosseguimento a essa grande obra. Além de líder da Assembleia de Deus Missão, o pastor Sales Batista exerce a função de supervisor de trinta campos eclesiásticos e também é o 2º Vice-presidente da COMIEADEPA, a primeira convenção do Brasil e membro do Conselho do Norte da CGADB.
Ao assumir a presidência, o pastor Sales Batista recebeu a igreja com 55 templos, hoje são 132, sendo 08 templos no núcleo Velha Marabá, 53 no núcleo Cidade Nova e 70 na Nova Marabá, apenas um 01 alugado, contando com o Centro de Eventos, para Glória de Deus.
A igreja investiu fortemente na comunicação e educação cristã, com a aquisição da TV Kairós canal 7.1, recentemente foi adquirida uma Rádio FM para ampliação da propagação do Evangelho, que deve ser inaugurada nos próximos meses e o Instituto de Ensino Teológico (IETAD), fundado em 2004. Também na gestão atual teve a implementação da Orquestra Filarmônica El-Shaday, projeto que visa promover música de boa qualidade, e sobretudo, a integração social de crianças e adolescentes ao programa de iniciação musical.
Outro grande empreendimento da Igreja, foi o Centro de Eventos construído com capacidade para seis mil pessoas sentadas e 12 mil em pé, localizado às margens da Rodovia Transamazônica na Folha 33, onde são realizados os congressos locais. Assim, a Assembleia de Deus Missão em Marabá se consolida como a maior e mais influente denominação evangélica da região.
Redação CPAD News / Com informações e fotos cedidas pela mídia da AD Marabá