De acordo com os dados da segunda etapa do Censo Escolar 2025, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (26), os indicadores do ensino médio da rede pública brasileira apresentaram evolução nos últimos anos.
O levantamento, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), revela redução nos índices de reprovação, abandono escolar e distorção idade-série, além do aumento na taxa de aprovação dos estudantes.
Segundo o MEC, entre 2022 e 2025 a reprovação caiu 62%, enquanto o abandono escolar foi reduzido em 61%. Já o percentual de estudantes em atraso escolar apresentou queda de 28%, ao mesmo tempo em que a taxa de aprovação cresceu 11%.
Outro dado destacado pelo levantamento é a permanência dos jovens na escola. O índice de estudantes que deixaram de retornar ao ensino médio diminuiu 28% no período analisado. Para o Inep, essa redução representa centenas de milhares de alunos que permaneceram matriculados e deram continuidade aos estudos.
O Ministério da Educação atribui os resultados à implementação de políticas públicas voltadas ao fortalecimento da educação básica, entre elas o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, o programa Escola em Tempo Integral, a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas e o programa Pé-de-Meia, que oferece incentivo financeiro para estudantes do ensino médio da rede pública permanecerem na escola e concluírem os estudos.
Outro fator apontado pelo MEC é a ampliação das matrículas na educação em tempo integral. Em quatro anos, o percentual de estudantes atendidos nessa modalidade passou de 15,1% para 25,8%, alcançando cerca de 8,8 milhões de alunos e atingindo, pela primeira vez, a meta estabelecida pelo Plano Nacional de Educação (PNE).
O governo federal destacou ainda o investimento em infraestrutura tecnológica, como o número de escolas com conexão à internet aumentando em 43,7%. Em 2023, eram 66,8 mil escolas estaduais e municipais conectadas. Em 2026, são 100 mil.
Os dados do Censo Escolar também mostram aumento no número de concluintes da rede pública inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a principal forma de acesso à educação superior no Brasil. Entre 2022 e 2025, as inscrições cresceram 46%, reforçando o interesse dos estudantes em dar continuidade à formação acadêmica e ingressar no ensino superior.
Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil


