Na última quarta-feira (22), a Câmara dos Deputados aprovou, em regime de urgência, o Projeto de Resolução 71/25, para a criação da Bancada Cristã. O resultado dos votos foi de 398 a favor, 30 contra e 3 abstenções.
A proposta foi apresentada pelos deputados Gilberto Nascimento e Luiz Gastão, presidentes das frentes parlamentares evangélica e católica, respectivamente.
Atualmente, já existe a bancada evangélica. Porém, o objetivo da nova bancada é abranger também os deputados católicos, formando um grupo com mais integrantes, e garantir o direito de voto e de uso da palavra por cinco minutos durante as reuniões de líderes partidários, onde são definidas as pautas semanais.
O projeto deve agora seguir para votação diretamente no plenário, sem a necessidade de passar por comissões. Se aprovada, a bancada cristã será composta por parlamentares que declararam professar a fé cristã, no início da legislatura.
O grupo será representado por uma coordenação-geral e três vice-coordenadorias dentro da Câmara. De acordo com o texto, a criação da bancada não implicará em custos adicionais ou ônus à Casa.
Os autores do projeto ressaltam que mais de 80% da população brasileira se autodeclara cristã, de acordo com dados do IBGE, e afirmam que a bancada pretende refletir essa representatividade dentro do Parlamento.
Redação CPAD News/ Pleno News e Poder 360

