Close Menu
CPAD News
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
O que há de novo

Pesquisa revela maioria evangélica em 244 cidades brasileiras

15 de junho de 2025

Missionária evangeliza membros do Boko Haram na África

14 de junho de 2025

Projeto de lei que nomeia Jesus Cristo ‘Guardião do Estado’ é sancionado no RJ

13 de junho de 2025
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
CPAD News
Se inscrever Login
  • Home
  • Notícias
    • Universo Cristão
    • Giro pelo Brasil
    • Giro pelo Mundo
  • Assembleia de Deus
  • Saúde
  • Cultura
  • Carreira
  • Igreja em Ação
  • Vídeo News
  • Colunistas
CPAD News
Início » Brasileiros vendem foto da íris dos olhos para empresa de tecnologia
Giro pelo Mundo

Brasileiros vendem foto da íris dos olhos para empresa de tecnologia

Projeto tem o objetivo de criar uma espécie de documento no universo digital para diferenciar humanos de robôs e previnir fraudes
De Redação CPAD News13 de janeiro de 2025Atualizado:14 de janeiro de 20253 minutos lidos
Foto: ilustrativa/ Pixabay.com
Enviar
Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

O controverso projeto de escaneamento de íris, vetado pelos governos da Alemanha, Espanha e Portugal, está se espalhando por São Paulo. Já são 35 pontos de cadastramento na maior cidade do Brasil, que registrou a íris de cerca de 500 mil voluntários. Em todo o mundo, já são mais de 16 milhões de imagens de íris cedidas para a empresa.

A startup de tecnologia, World, tem entre seus fundadores o criador do ChatGPT, Sam Altman. Para incentivar as pessoas a fazerem o cadastro da sua íris, a empresa está oferecendo como recompensa uma quantia em tokens (criptomoedas), que equivale aproximadamente ao valor de R$740.

O serviço está disponível para maiores de 18 anos e consiste em uma espécie de foto dos olhos. Os voluntários precisam olhar para uma esfera metálica, chamada Orbs, que escaneia a íris e gera um código único, o World ID. Especialistas em legislação temem que o projeto seja uma ameaça à proteção de dados pessoais e alertam para o uso indevido de dados biométricos.

Considerando o sistema de reconhecimento, a identificação por íris é a forma mais segura em todo o mundo. De acordo com estudos, o sistema de reconhecimento por íris, apresenta 1 erro a cada 1,2 milhão de tentativas. A margem de erro é quase inexistente, em relação ao sistema de reconhecimento por digital, que apresenta 1 erro a cada 10 mil tentativas e o sistema de reconhecimento por voz, com 1 erro a cada 3 mil tentativas.

No entanto, uma reportagem do Domingo Espetacular mostrou que a maioria dos voluntários que cadastraram sua íris em um postos de cadastramento em São Paulo, não tinha ideia de como os dados de uma íris são importantes. Na entrevista, muitos responderam que foram motivados pelo dinheiro e que não sabiam para quê os seus dados estavam sendo registrados.

Segundo a empresa responsável, o objetivo é criar, a partir da íris dos olhos, uma espécie de documento no universo digital. O projeto visa treinar a tecnologia para diferenciar humanos de robôs e prevenir fraudes em transações e interações digitais.

Rodrigo Tozzi, gerente de operações da World, falou na reportagem, que as informações do cadastro da íris não ficam armazenadas, mas que elas são processadas no equipamento e criptografadas.

“Entra uma camada extra de segurança protegendo essas informações e essas informações são enviadas para o telefone celular do usuário. Então cada usuário é dono da sua própria informação e tem total autonomia do que fazer com essa informação, como por exemplo, apagar. Se esse for o desejo do usuário”, disse o porta voz da startup.

Tozzi ainda ressalta que “a única informação que fica na rede, na nuvem, é o código da verificação da íris. Ou seja não é a íris das pessoas… O código é fragmentado em diversos pedaços e esses pedaços são armazenados em locais diferentes da nuvem”, afirmou.

Nas unidades de cadastramento em São Paulo, funcionários da startup auxiliam os voluntários durante a coleta da biometria da íris e orientam a como baixar o app e a fazer a ativação do serviço de moeda virtual, por onde será feito o pagamento, o Worldcoins.

 

Redação CPAD News/ Bloomberg Línea, Domingo Espetacular e Época Negócios

Post Views: 7.990
biometria ChatGPT dados da íris destaque fraudes digitais inteligência artificial íris dos olhos Sam Altman worldcoins
Enviar Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
Artigo anterior Festival na Índia deverá receber 400 milhões de peregrinos
Próximo artigo Israel e Hamas recebem rascunho final de acordo de cessar-fogo
Redação CPAD News
  • Website

Postagens relacionadas

Fé e compromisso marcam o 20º Fórum de Missões do Nordeste em Teresina

13 de junho de 2025

Políticos brasileiros se refugiam em meio à tensão entre Israel e o Irã

13 de junho de 2025

1º Congresso de Missões Transculturais e 5ª Noite das Nações marca a AD Benevides (PA)

13 de junho de 2025

1 comentário

  1. Carlos Eduardo Roberto on 14 de janeiro de 2025 12:13

    É muito bom ficar em formato o tempo todo

    Reply
Deixe uma resposta Cancel Reply

Facebook Instagram YouTube
  • Home
Copyright © 2025 CPADNews - Todos direitos reservados.

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

Sign In or Register

Welcome Back!

Acesse sua conta abaixo.

Lost password?