O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) divulgou, nesta terça-feira (6) a atualização do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os dados coletados em 2023, mostram que o Brasil subiu cinco posições no ranking global, passando de 89ª para a 84ª colocação em uma lista de 193 países.
O relatório, criado pela ONU, mede o progresso dos países, considerando a expectativa de vida, o acesso à educação e a renda per capita. A classificação é exposta em ordem do maior ao menor desenvolvimento humano.
Em 1º lugar, a Islândia apresenta um IDH de 0,972, seguida da Noruega e Suíça, ambas nações com 0,970. O Brasil pontua um índice de 0,786. Em 2022, o país apresentou 0,760. A ONU considera como “alto”, um IDH que esteja entre 0,700 e 0,799.
De acordo com as informações, os principais critérios para o IDH do Brasil ter subido, foram o aumento da renda nacional bruta per capita e a recuperação nos indicadores de saúde. Após os impactos causados pela pandemia da Covid-19, a expectativa de vida do brasileiro voltou a crescer. No entanto, um ponto que permanece estagnado no país é o desempenho na área de educação.
Redação CPAD News/ Com informações G1