Comemorado nesta quinta-feira (28), o dia Internacional da Educação, defende a importância da educação e de iniciativas que promovam seu desenvolvimento pelo mundo. Acreditando que o direito é fundamental para o fortalecimento dos cristãos perseguidos, a Portas Abertas apoia projetos que visam a alfabetização tanto de crianças como de adultos.

Uma escola em Qaraqosh, no Iraque, teve suas dependências feitas de base para extremistas, durante a tomada do país pelo Estado Islâmico. Após o grupo radical ter sido retirado do poder, foi realizada uma reforma no prédio, que voltou a funcionar como uma unidade de ensino. Atualmente, mais de 200 alunos estudam no local.

De acordo com a Portas Abertas, grande parte das crianças e adolescentes viveram em acampamentos de deslocados e não tinham a possibilidade de estudar. “Graças aos cristãos espalhados pelo mundo, os pequenos iraquianos recebem educação e podem sonhar com um futuro de paz e cheio de oportunidades”, relata a organização que apoia cristão perseguidos no mundo.

Entre os alunos, está Basma, que em uma atividade escolar expressou o seu desejo em um desenho com o mapa do Iraque e um ramo de palmeira, simbolizando a paz. “Meu sonho é que tenhamos paz em nosso país. Espero que muitas pessoas de todo o mundo venham visitar nossa cidade”, explicou.

O aluno Marsel contou que sonha com uma cidade em que as pessoas se ajudem e se amem. Ele desenhou uma grande cruz na entrada da cidade. “Jesus ressuscitou dos mortos para nos livrar do pecado. Somente a cruz pode nos livrar do mal”, disse o menino.

Para o líder cristão, Ammar, é uma alegria diária acompanhar as atividades da escola, e acredita que são como sementes do futuro lançadas hoje. “Se você der uma boa educação aos alunos, eles serão os líderes, médicos e engenheiros de muitas partes do Iraque – não apenas desta cidade”, testemunha.

Com o apoio de parceiros ao redor do mundo, a Portas Abertas tem reformado ou reconstruído diversas casas, escolas e igrejas que foram destruídas pelo Estado Islâmico.

Com informações Portas Abertas

Enviar

Deixe uma resposta