Após concluir um rigoroso processo de busca pelo novo secretário-geral e diretor executivo, a Aliança Evangélica Mundial (WEA), anunciou, neste domingo (17), que o advogado árabe-israelense Botrus Mansour ocupará o cargo.
Segundo o Christian Post, esta é a primeira vez que um líder cristão árabe chefiará a organização global que representa mais de 600 milhões de evangélicos em mais de 148 países, promovendo a unidade em Cristo.
De acordo com o Comitê de Busca, mandatado pelo Conselho Internacional (CI) da WEA, o processo seletivo teve duração de seis meses e envolveu 25 candidatos “altamente qualificados de toda a comunidade evangélica global”. Após uma análise completa das qualificações, entrevistas e consultas, Mansour foi eleito por maioria dos votos.
“Esta foi uma jornada marcada por diligência, transparência e oração. O Comitê de Recursos Humanos foi extraordinariamente incluído para a entrevista final. O advogado Mansour traz experiência evangélica nacional e regional, enraizada no engajamento da igreja local e da comunidade. Ele demonstrou humildade e um coração de servo que trarão liderança servidora e fortalecerão os esforços colaborativos para a WEA. Acreditamos que ele liderará a WEA com sabedoria e coragem na próxima temporada de nossa visão e missão compartilhadas”, afirmou Dr. Goodwill Shana, presidente do Conselho Internacional (CI) da WEA, que estava atuando como presidente executivo da instituição, de forma interina, desde abril de 2024.
Mansour tomará posse do cargo na próxima Assembleia Geral da WEA em Seul, Coreia do Sul, que acontece entre os dias 27 e 31 de outubro de 2025. O encontro abordará o tema “O Evangelho para Todos até 2033”, e será a primeira reunião global desde 2019, que ocorreu na Indonésia.
“Estou profundamente honrado pela escolha e confiança do CI em mim, e estou profundamente ciente da imensa responsabilidade que isso acarreta. Estou profundamente ciente de que isso exigirá corações, mentes e mãos para se unirem em toda a família global da WEA. Com a graça de Deus, trabalharei incansavelmente com outros para remover quaisquer obstáculos que possam tentar impedir nossa unidade. Estarei em contato com meus irmãos e irmãs ao redor do mundo para que juntos possamos nos unir em torno da visão “O Evangelho para Todos até 2033”, disse o advogado, no site da WEA, sobre sua nomeação.
Nascido em Nazaré em 1965, Mansour viveu a infância em Jerusalém (Israel) e Oxford (Reino Unido), e, mais tarde, retornou para Nazaré, onde se formou na Escola Batista, após se converter ao cristianismo durante o ensino médio. Em 1991, se graduou em Direito na Universidade Hebraica de Jerusalém, e em 1993 foi admitido na Ordem dos Advogados de Israel. Em 2009, concluiu um MBA em gestão de organizações sem fins lucrativos na Universidade de Haifa.
Casado com A’bir e pai de três filhos adultos, Mansour atua como diretor operacional da Escola Batista de Nazaré, desde 2004. Ele foi cofundador da Igreja Batista Local em Nazaré em 1996 e ordenado presbítero no ano de 2001.
Redação CPAD News/ Com informações WEA e Christian Post