Cuidar de quem um dia já cuidou de nós é um dever de todo filho. Mas, infelizmente, nem todos podem cuidar em horário integral ou não tem condições físicas e emocionais para dar assistência ao idoso durante 24 horas diárias. Sendo assim, alguns recorrem a casas de repouso.
Em Natal (RN), a Igreja Assembleia de Deus presidida pelo pastor Martim Alves da Silva, mantém o Centro Integrado de Assistência Social da IEADERN – CIADE, fundado em 03 de junho de 1983.
O CIADE realiza ações sociais que atende todas as faixas etárias, da criança ao idoso. E atua em tempo integral no atendimento a 20 idosas em situação de abandono, através da ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos, denominada de Bom Samaritano. O objetivo é proporcionar às residentes, um ambiente digno para o acolhimento, e oportunidades das mesmas participarem de atividades lúdicas, passeios e musicoterapia.
No local é desenvolvido trabalho voluntário no atendimento às idosas e também à população em situação de vulnerabilidade social, nas seguintes áreas: artesanato, médica, nutrição, advocacia, psicológica e de higiene pessoal.
Acrescenta-se ainda, as parcerias com instituições de ensino públicas e privadas, cujos alunos em situação de estágio supervisionado, realizam importantes ações nas áreas de serviço social, enfermagem e fisioterapia, com as idosas abrigadas, e também com a população do bairro. Além disso, as idosas participam de terapia ocupacional com momentos de pinturas e a Polícia Militar do estado do Rio Grande do Norte realiza musicoterapia com elas.
O CIADE está localizado na Abreulândia nº77, bairro Planalto, Natal (RN) e ocupa um terreno com 2.000m², e uma área construída com 1.133,90 m2. Ao todo, são 30 pessoas que compõe o quadro de funcionários, que são profissionais de várias áreas: assistência social, medicina-clínica geral, enfermagem, nutrição, fisioterapia, terapia ocupacional, cuidadoras de idosas, lavanderia, auxiliar de serviços gerais, manutenção predial, cozinha, assistente administrativo, motorista, motoqueiro e operadores de telemarketing. Alguns desses profissionais trabalham em regime de escala 12h x 36h, tendo em vista a necessidade de atendimento em tempo integral.
Além da IEADERN ser a principal mantenedora, o CIADE também recebe doações de pessoas físicas, jurídicas e tem legalidade para firmar parcerias com órgãos públicos. Ele está devidamente cadastrado no CNEAS – Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social; é detentor do CEBAS concedido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, reconhecido de utilidade pública no âmbito Municipal e Estadual, bem como, as atividades ora desenvolvidas, encontram-se amparadas pelas Leis que regulamentam a assistência social.
Além de atender as idosas, o CIADE também oferece serviços de consultas médicas, aferição de pressão, teste de glicemia, orientações sobre higienização de alimentos, prevenção de câncer, combate à dengue, entre outros serviços à população.
Caso você queira conhecer mais sobre o CIADE e ajudar a essa instituição, você pode fazer a sua doação em PIX, por transferência bancária, através do WhatsApp ou pela Nota Potiguar sem gastar nada, onde as suas notas fiscais viram recursos para quem precisa. Clique aqui para saber mais.
Por Luciene Saviolli / Com informações e fotos cedidas pela diretoria da CIADE
Sua igreja tem um projeto que atende em benefício à comunidade local? Envie a sugestão de pauta para o e-mail: luciene.saviolli@cpad.com.br e no Assunto coloque: “Igreja em Ação”. Caso seja aprovado, a sua história também poderá ser contada neste site.