A Assembleia de Deus em São Paulo ministério do Belém, presidida pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, inaugurou no dia 22 de junho, um templo na Comunidade Quilombola Nhunguara, no município de Eldorado (SP). A região pertence ao Vale do Ribeira que fica aproximadamente a uma distância de 312 quilômetros da capital paulista.
Os recursos para a construção do templo foram levantados por iniciativa da Secretaria de Missões da Assembleia de Deus Santana (SEMADS), setor 4 do ministério do Belém, igreja liderada pelo pastor Flauzilino Araújo. De acordo com o pastor André Antonio, coordenador da SEMADS, a ação foi planejada ano de 2023. “Durante a Conferência Missionária de 2023, nós tivemos como propósito econômico levantar fundos para investir em uma igreja do projeto Senami, que se propôs a construir templos entre os segmentos minoritários do Brasil”, disse.
A Secretaria Nacional de Missões (SENAMI), braço missionário da CGADB, em parceria com a Missão Confins, entidade dedicada a construir templos pré-moldados, tem unido as igrejas pelo Brasil com o objetivo de angariar recursos para a construção de templos entre os povos minoritários, a saber: ribeirinhos, indígenas, quilombolas, imigrantes, ciganos, sertanejos, surdos, os mais ricos e os mais pobres.
O pastor Flauzilino Araújo, incentivador e apoiador do projeto, falou sobre o templo recém-inaugurado. “Atender as necessidades das pessoas tanto espirituais quanto materiais é um privilégio que nos é dado e que não pode ser perdido. E o Senhor nos deu a oportunidade de cooperar com esses irmãos do Quilombo Nhunguara. A ideia é de atender a um chamado divino para ajudar os outros, como a visão de Paulo em Atos 16.9,10 ‘Passa a Macedônia e ajuda-nos’”, enfatizou o pastor.
O pastor André Antonio, acompanhou a inauguração do templo no dia 22 de junho e representou o pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente do Ministério do Belém, o pastor Flauzilino de Araújo, líder do Setor 4 e o pastor Saulo Gregório, secretário-executivo da Senami. O pastor André esteve acompanhado de voluntários do Projeto de Expedição Missionária da SEMADS (PEM). Além da inauguração, o dia foi marcado por trabalhos de ação social com diversos tipos de atendimento a comunidade, como corte de cabelo, consultas médicas e odontológicas, doação de roupas e alimentos. Para concluir as atividades, as equipes realizaram um evangelismo na comunidade.
Participou da inauguração do templo o pastor Reuel Padilha, presidente da AD Belém no Campo de Registro, o qual agradeceu o investimento em missões. “Agradeço a Deus pela vida do pastor José Wellington Costa Junior, presidente da GGADB, e idealizador do projeto, e do pastor José Wellington Bezerra da Costa, presidente da CONFRADESP; também ao pastor Flauzilino Araujo da AD Belém Setor 4 em Santana e ao pastor Saulo Gregório da Senami. É uma alegria inaugurar este templo entre os quilombolas que fica cerca de 4 horas da capital. Que Deus abençoe”. A nova congregação está sob a liderança do missionário Joabe Vieira de França.
O pastor Saulo Gregório, secretário-executivo da Senami, comentou a respeito do templo. “O projeto de plantação de igrejas entre os povos minoritários nasceu no coração do nosso querido pastor José Wellington Junior e segue avançando com força total. Louvamos ao Senhor pela nossa igreja, Assembleia de Deus – Ministério do Belém, que abraçou o projeto. Dos 21 templos que estão previstos para serem construídos este ano, 10 foram doados pelo Ministério do Belém”, concluiu o secretário.
O Censo 2022 do IBGE revelou que o Brasil possui 1.330.186 pessoas quilombolas, distribuídas em 8.441 localidades, o que representa 0,65% da população brasileira.
Redação CPAD News
Texto cedido por jornalista Dario do Nascimento e foto cedidas pela equipe de mídia AD Belém (SP)