Close Menu
CPAD News
    O que há de novo

    Pastor recorre à Justiça após ter água e energia cortadas por realizar cultos no Butão

    3 de outubro de 2026

    Nova série “Ben-Hur” revisita história de fé e vingança

    2 de outubro de 2026

    Copiloto que tentou derrubar avião será interrogado em Israel

    2 de outubro de 2026
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
    Facebook Instagram YouTube X (Twitter)
    CPAD News
    Se inscrever Login
    • Home
    • Notícias
      1. Universo Cristão
      2. Giro pelo Brasil
      3. Giro pelo Mundo
      4. View All

      Pastor recorre à Justiça após ter água e energia cortadas por realizar cultos no Butão

      3 de outubro de 2026

      Mais de 500 milhões de cristãos enfrentam restrições no acesso à Bíblia

      2 de outubro de 2026

      Rádio cristã celebra 70 anos de transmissão em países como Coreia do Norte e China

      1 de outubro de 2026

      Primeiro segmento do Muro Eterno das Orações Atendidas é concluído

      30 de setembro de 2026

      Brasileiros irão às urnas eleitorais neste domingo (4)

      2 de outubro de 2026

      Eleitores poderão baixar o e-Título até o dia da eleição

      1 de outubro de 2026

      Acidente com ônibus de turismo deixa três mortos no Espírito Santo

      28 de setembro de 2026

      Inmet emite alerta vermelho de onda de calor a partir deste sábado

      25 de setembro de 2026

      Copiloto que tentou derrubar avião será interrogado em Israel

      2 de outubro de 2026

      Trump declara acompanhar de perto às eleições do Brasil

      2 de outubro de 2026

      EUA suspendem serviços da Embaixada no Brasil

      2 de outubro de 2026

      Após 70 dias, três pessoas são resgatadas à deriva no Pacífico

      1 de outubro de 2026

      Pastor recorre à Justiça após ter água e energia cortadas por realizar cultos no Butão

      3 de outubro de 2026

      Copiloto que tentou derrubar avião será interrogado em Israel

      2 de outubro de 2026

      Brasileiros irão às urnas eleitorais neste domingo (4)

      2 de outubro de 2026

      Mais de 500 milhões de cristãos enfrentam restrições no acesso à Bíblia

      2 de outubro de 2026
    • Assembleia de Deus
    • Saúde
    • Cultura
    • Carreira
    • Igreja em Ação
    • Entrevistas
    • Colunistas
    CPAD News
    Início » Estatuto Digital da Criança e do Adolescente começa a valer nesta terça
    Giro pelo Brasil

    Estatuto Digital da Criança e do Adolescente começa a valer nesta terça

    Legislação busca regular acesso online e garantir a segurança de usuários menores de idade
    Redação CPAD NewsBy Redação CPAD News17 de março de 20264 Mins Read
    Foto: ilustrativa/ Kampus Production (via Pexels)
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp

    A partir dessa terça-feira (17), entra em vigor o conjunto de leis que visa a proteção de crianças e adolescentes no ambiente digital, como redes sociais, jogos eletrônicos, serviços de vídeo e lojas virtuais de produtos e serviços voltados a este público ou que podem ser acessados por ele.

    Com a Lei do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital) n° 15.211/2025, sancionada no último mês de setembro, as empresas de tecnologia passam a ter mais responsabilidade na segurança de usuários menores de idade, sendo exigido os principais pontos abaixo:

    – Verificação real da idade, com a proibição da autodeclaração e a exigência de métodos eficazes para comprovar a faixa etária dos usuários;

    – Responsabilização das plataformas, que passam a ter a obrigação de monitorar e remover de forma ativa conteúdos nocivos, como violência, exploração e abuso sexual, cyberbullying, incentivo à automutilação e jogos de azar.

    Neste caso, a legislação também determina que as empresas encaminhem relatórios às autoridades com informações sobre conteúdos removidos ou denunciados e mantenham por, no mínimo, seis meses, os dados relacionados aos casos, a fim de subsidiar investigações. A solicitação de retirada de conteúdo poderá ser feita pelas próprias vítimas, por seus responsáveis legais, pelo Ministério Público ou por entidades de proteção à infância e adolescência;

    – Supervisão parental reforçada, com a obrigatoriedade de vinculação das contas de crianças e adolescentes menores de 16 anos às de um responsável legal. A lei determina que as plataformas disponibilizem ferramentas claras e acessíveis de controle parental, como bloqueio de conteúdos inadequados, definição de limite de tempo de uso, autorização prévia para compras e monitoramento das interações realizadas no ambiente digital;

    – Proibição da publicidade direcionada a crianças e adolescentes, incluindo o uso de dados pessoais e perfis emocionais para fins comerciais. Também é proibida a veiculação de conteúdos que exponham crianças e adolescentes de forma erotizada ou inadequada, bem como sua monetização ou impulsionamento nas plataformas;

    – Limitação de mecanismos que estimulam o vício, como as chamadas loot boxes, ou caixas-surpresa, presentes em jogos eletrônicos, que exigem pagamento sem que o usuário saiba previamente qual item ou benefício será recebido.

    – Ampliação da transparência das plataformas, com fiscalização pela Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que poderá aplicar advertências, multas e, em casos graves, solicitar a suspensão das atividades das empresas no Brasil por decisão judicial.

    Para Bianca Mollicone, advogada do Pessoa & Pessoa Advogados e especialista em proteção de dados, compliance e regulação de novas tecnologias, a implementação da lei traz impactos relevantes para o Brasil. “A responsabilidade não fica mais só com pais e responsáveis. A lei parte de uma premissa que já aparece em várias jurisdições: plataformas digitais não são apenas intermediárias neutras, elas moldam o ambiente online e, por isso, passam a ter deveres mais claros de proteção quando crianças e adolescentes estão envolvidos. Na prática, isso traz impactos relevantes”, explica ao SBT News.

    Também conhecida como a “Lei Felca”, o ECA Digital foi aprovado após o tema adultização se tornar o centro de debates quando o influenciador Felca publicou um vídeo denunciando perfis em redes sociais que promoviam a sexualização de menores de 18 anos.

    De acordo com a pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), considerando apenas os dados de 2025, 92% das crianças e adolescentes brasileiros com idades de 9 a 17 anos acessavam a internet. Isso corresponde a cerca de 24,5 milhões de pessoas. O estudo mostra ainda, que 85% desse público têm perfil em, pelo menos, uma das plataformas investigadas.

     

    Redação CPAD News/ Com informações Agência Brasil e SBT News

    Post Views: 1.470
    Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) destaque ECA Digital Estatuto Digital da Criança e do Adolescente Lei do Estatuto Digital da Criança e do Adolescente (ECA Digital) Lei Felca Lei n° 15.211/2025
    Share. Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp
    Previous ArticleIsrael afirma ter matado Ali Larijani, chefe de Segurança do Irã
    Next Article Círculo de Oração é reconhecido como patrimônio cultural do Paraná
    Redação CPAD News
    Redação CPAD News
    • Website

    Related Posts

    Nova série “Ben-Hur” revisita história de fé e vingança

    2 de outubro de 2026

    Copiloto que tentou derrubar avião será interrogado em Israel

    2 de outubro de 2026

    Brasileiros irão às urnas eleitorais neste domingo (4)

    2 de outubro de 2026

    Trump declara acompanhar de perto às eleições do Brasil

    2 de outubro de 2026
    Leave A Reply Cancel Reply

    CPAD News
    Facebook Instagram YouTube
    • Home
    Copyright © 2026 CPADNews - Todos direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.

    Sign In or Register

    Welcome Back!

    Login to your account below.

    Lost password?