Entre os dias 12 de janeiro a 2 de fevereiro, um grupo de homens e mulheres vocacionados ao trabalho missionário, se formaram na Escola de Imersão Transcultural Atos, liderada pelo Pr. Paulo Locatelli, em parceria com as Assembleias de Deus no Senegal, na África Ocidental.
Neste ano, foram doze formandos no projeto que acontece anualmente e já formou mais de 70 pessoas para o ministério transcultural, por meio de um ambiente estratégico de aprendizado, transformação e envio missionário.
De acordo com o pastor Paulo, a escola oferece uma formação profunda, bíblica e prática, inspirada no modelo da igreja primitiva relatado no livro de Atos, que vivia o Evangelho com poder, obediência e compromisso com as nações.
A proposta da Escola Atos é atuar além da capacitação individual, e servir como um instrumento de despertamento missionário para a Igreja.
“É fundamental que pastores, líderes e igrejas locais compreendam a importância de identificar, incentivar e enviar seus vocacionados, investindo na formação daqueles que Deus tem separado para alcançar povos e culturas ainda não alcançados pelo Evangelho”, afirma o líder.
Durante o período de imersão, os alunos são desafiados a romper com a zona de conforto e a viver o Evangelho em um contexto cultural distinto, aprendendo a servir com humildade, sensibilidade cultural e amor cristão.
O Senegal é um país marcado por grande diversidade étnica, linguística e religiosa. Na imersão, os participantes têm a oportunidade de conhecer de perto a realidade local, desenvolver relacionamentos genuínos e compreender, na prática, a importância da contextualização da fé cristã sem abrir mão da verdade do Evangelho.
“A formação vai muito além da sala de aula. A escola integra ensino bíblico sólido, discipulado intencional, vida de oração, trabalho em equipe e ações práticas junto às comunidades locais”, compartilha pastor Paulo.
Cada atividade é cuidadosamente planejada para moldar o caráter, fortalecer a dependência de Deus e despertar um coração missionário, comprometido com a expansão do Reino de Deus entre os povos.
Após o período de treinamento na escola no Senegal, os voluntários retornam para suas igrejas, e depois, alguns são enviados por elas, já como missionários.
A Escola de Imersão Transcultural Atos faz um convite para que a Igreja volte seus olhos para a Grande Comissão e participe ativamente daquilo que Deus está fazendo no mundo. Os interessados em participar da próxima edição, podem entrar em contato pelo Instagram @missaoatos_.
“Convidamos as igrejas, pastores e líderes a enviarem seus alunos e vocacionados para esta experiência transformadora. Aguardamos você para viver esta jornada missionária aqui na África. É tempo de despertar, preparar e enviar”, afirma pastor Paulo Locatelli.
Redação CPAD News/ Com informações e fotos cedidas por Pr. Paulo Locatelli




