Nesta segunda-feira (17), homens armados sequestraram um padre e outras pessoas, no estado de Kaduna, na Nigéria. O ataque ainda resultou na morte do irmão de outro líder religioso, o padre Anthony Yero. As informações foram divulgadas pela organização católica de caridade, Ajuda à Igreja que Sofre (ACN).
“As autoridades da Igreja apelam urgentemente a todas as pessoas de boa vontade para que se unam em oração pela segurança e rápida libertação do Padre Bobbo Paschal e de todos os sequestrados, e pelo descanso eterno dos falecidos”, diz o comunicado.
De acordo com a ACN, os criminosos atacaram a residência do padre Bobbo Paschal, de 39 anos, pároco da Paróquia de Santo Estêvão, no município de Kagarko, e além dele, outras pessoas foram feitas reféns.
A ascensão de grupos extremistas no nordeste nigeriano ao longo dos últimos anos tem resultado cada vez mais no aumento da violência e casos de assassinato em aldeias agrícolas predominantemente cristãs na região central do país.
No Relatório de Liberdade Religiosa de 2025 da Ajuda à Igreja que Sofre (ACIS), a Nigéria foi classificada como “sob perseguição”, o que indica que enfrenta violações graves, sistemáticas e contínuas da liberdade religiosa.
O comunicado oficial da ACN sobre o recente ataque, reforçou ainda, que no último mês de outubro, o governo dos Estados Unidos anunciou a redesignação da Nigéria como um País de Preocupação Especial (CPC, na sigla em inglês) sob a Lei Internacional de Liberdade Religiosa. O país foi designado pela primeira vez em 2020.
De acordo com a organização Portas Abertas, mais cristãos são mortos por sua fé na Nigéria.
Redação CPAD News/ Com informações Christian Post
