A administração geral de alfândega da China anunciou nesta sexta-feira (7) a suspensão da proibição relacionada ao surto de gripe aviária no Brasil. O país asiático havia decretado um embargo nacional sobre todas as importações de aves e produtos relacionados brasileiros devido a um surto de gripe aviária.
O primeiro foco de gripe aviária H5N1 foi identificado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) em uma granja comercial no município de Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no dia 15 de maio de 2025.
De acordo com a agência alfandegária chinesa, a proibição foi revogada com efeito imediato “com base nos resultados da análise de risco”. O comunicado foi divulgado nesta sexta-feira, mas com data de 31 de outubro.
No final de setembro, o Brasil recebeu uma comitiva do governo chinês que realizou uma auditoria com a finalidade de comprovar que o país estava livre da gripe aviária. O Ministério da Agricultura informou que o Brasil se declarou livre de gripe aviária no dia 18 de junho, após ficar 28 dias sem registrar novos casos.
Redação CPAD News / Com informações SBT News e G1
