Nesta quarta-feira (22), a Autoridade de Antiguidades de Israel (IAA) anunciou pelas redes sociais o achado de um fragmento de cerâmica de apenas 2,5 centímetros, próximo ao Monte do Templo, em Jerusalém. O artefato refere-se a uma inscrição contendo um aviso de imposto, provavelmente endereçado ao rei de Judá. Ele apresenta uma escrita cuneiforme, na língua acadiana, datada de cerca de 2.700 anos atrás.
O objeto foi encontrado durante escavações no Parque Arqueológico de Davidson, na área do Muro das Lamentações, e trata-se da primeira inscrição assíria já encontrada naquela cidade. De acordo com os pesquisadores, o texto descreve o atraso no pagamento de um tributo, mencionando explicitamente o “primeiro dia do mês de Av” (uma referência ao calendário mesopotâmico, semelhante ao usado ainda hoje no calendário hebraico).
Na oportunidade, também foi identificado o título de um oficial assírio chamado de “portador das rédeas”, figura de alta patente responsável pela comunicação entre a corte imperial e os reinos subordinados.
Redação CPAD News / Com informações Revista Galileu
