O aeroporto de Aalborg, usado para voos comerciais e militares na Dinamarca, foi fechado nesta terça-feira (23), devido à presença de drones suspeitos no espaço aéreo. O fato aconteceu após dois dias do principal aeroporto do país, em Copenhague, ter interrompido suas operações pelo mesmo motivo. Segundo autoridades policiais, os drones seguiram padrão semelhante ao observado na capital dinamarquesa.
Ainda na terça-feira, o país classificou o incidente em Copenhague como um “ataque grave” e relacionou o caso a supostas invasões de drones russos em outros países da Europa. Na Noruega, o espaço aéreo do aeroporto de Oslo também foi na segunda-feira (21), após a visualização de um drone.
Nesta quinta-feira (25), o ministro da Justiça da Dinamarca, Peter Hummelgaard, classificou o ocorrido como ‘um ataque híbrido com o objetivo de espalhar medo’. Os drones foram avistados por volta das 21h44 no horário local (16h44 em Brasília) e desapareceram depois de mais de cinco horas. Três voos foram desviados para outros aeroportos.
Autoridades das Forças Armadas dinamarquesas disseram que auxiliam a polícia local e nacional na investigação, mas não deram outros detalhes.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que os drones que interromperam voos em Copenhague fazem parte de um “padrão de contestação persistente nas fronteiras”. De acordo com o embaixador da Rússia na Dinamarca, as suspeitas de envolvimento russo no incidente não têm base.
Redação CPAD News / Com informações G1