Dados divulgados pelo MapBiomas, nesta quarta-feira (13), revelou que o Brasil perdeu cerca de 2,9 milhões de hectares naturais, entre 1985 e 2024. No total, uma redução equivalente a 111,7 milhões de hectares. Essa área que corresponde a 13% de todo o país supera o tamanho da Bolívia, com cerca de 109,9 milhões de hectares.
Segundo o pesquisador Tasso Azevedo, coordenador geral do MapBiomas, 60% de toda a área foi gradualmente ocupada pela agropecuária, a mineração, as cidades, infraestrutura e outras atividades antes do período estudado.
As áreas úmidas, que envolvem floresta alagável, campo alagado, área pantanosa, apicum, mangue e corpos de água e reservatórios, também diminuíram com redução de 22%. Os estados que tiveram o território mais ocupados pela agricultura foram o Paraná, com 34%; São Paulo, com 33%; e o Rio Grande do Sul, que tem 30% da área ocupada pela atividade.
De acordo com os pesquisadores, a pecuária tem maior atuação na supressão de áreas naturais por causa do crescimento da agropecuária em áreas já abertas anteriormente pela pastagem.
Redação CPAD News / Com informações Agência Brasil