A Samaritan’s Purse, organização cristã de ajuda humanitária, concluiu recentemente um treinamento em nível de seminário para dezenas homens e mulheres, líderes de igrejas na região de Niangara, na República Democrática do Congo. Ministradas pela Escola Bíblica Portátil da missão, presidida pelo evangelista Franklin Graham, as aulas tiveram a duração de três meses.
Muitos pastores congoleses que servem no interior remoto do país, tiveram pouco acesso às Escrituras, e menos ainda à formação teológica. Ao realizar os projetos de água potável e saúde pela região, a equipe local da Samaritan’s Purse observou a necessidade de líderes religiosos bem treinados e desenvolveu o novo projeto.
Apesar de obedecer o chamado de Deus e liderar a congregação de sua aldeia por anos, o pastor congolês Bakutu Eyabawi Emmanuel, nunca havia sido treinado para essa tarefa.
“Eu tentava pregar, mas não sabia muita coisa… Não sabia o que dizer diante da igreja. Não sabia como extrair temas da Bíblia. Eu nem conhecia os livros da Bíblia. Eu estava apenas dando uma olhada”, afirma o Bakutu, que antes do treinamento, não tinha uma Bíblia só dele.
Na aldeia, até mesmo os pastores frequentemente compartilhavam a única Bíblia em sua língua. “Há muitas pessoas na minha aldeia que precisam ouvir. Há muitas famílias lá ansiando pela Palavra de Deus. Quando me virem com uma Bíblia, ficarão muito felizes”, conta ele.
No treinamento, os pastores estudaram doutrina, homilética, cuidado pastoral, história da igreja, evangelismo e discipulado. Para facilitar o deslocamento, a escola bíblica portátil ficou instalada na província de Bas-Uélé, e os pastores se hospedaram em casas de membros da igreja local, onde formaram amizades e fortaleceram sua conexão com Deus.
A Samaritan’s Purse destaca a importância de investir no conhecimento desses líderes, pois “em lugares como a aldeia de Bakutu, muitas pessoas enfrentaram anos de dificuldades, incluindo ondas de conflito armado e deslocamentos violentos”.
“As igrejas podem se tornar vulneráveis ao sincretismo e a outros erros, já que a necessidade desesperada muitas vezes leva à dependência de suas antigas formas de pensar”, afirma a organização em seu site.
Durante a celebração de formatura, pastor Bakutu agradeceu a oportunidade de aprender a estudar e ensinar a Palavra de Deus
“Eles nos ensinaram bem, e hoje estou feliz. Recebi a habilidade de pregar para as pessoas para que se convertessem, porque eu não sabia o que dizer na frente dos irmãos. Eu estava apenas passando por alto. Mas Deus me ajudou, e agora me reconheço plenamente como um Servo de Deus”,
Redação CPAD News/ Com informações Samaritan’s Purse