Partiu para o Senhor na noite desta terça-feira (05), aos 100 anos de idade, o estimado pastor Firmino da Anunciação Gouveia.
O velório do pastor Firmino acontece desde às 05h da manhã desta quarta-feira (06) no Templo Central, o culto de despedida será às 15h e o cortejo sairá às 17h para o sepultamento no Cemitério Santa Isabel.
“Eu tenho um amigo e vou falar com Ele pessoalmente, mas não é agora, é amanhã”, essas foram as últimas palavras do pastor Firmino Gouveia. Há 15 dias, o pastor estava internado no Hospital Beneficente Portuguesa, na capital paraense, e faleceu em decorrência de falência progressiva dos órgãos e insuficiência respiratória.
O Governo do Estado do Pará decretou luto oficial de três dias pela morte do pastor. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE), como forma de homenagear uma das figuras mais emblemáticas da história da Assembleia de Deus em Belém.
Em publicação nas redes sociais, o governador Helder Barbalho lamentou a perda e prestou homenagem ao pastor. “Recebo com pesar a notícia do falecimento do pastor Firmino Gouveia. Um homem de fé e exemplo, que dedicou sua vida ao próximo. Tive a honra de homenageá-lo pelos seus 100 anos com a Comenda do Mérito do Grão-Pará. Que Deus conforte sua família e toda a comunidade evangélica. Seu legado permanece. Decreto luto oficial pela morte do pastor Firmino”, declarou o governador.
Membro Vitalício do Conselho Administrativo da CPAD, pastor Firmino era o membro de número 9 da Convenção Geral, da qual foi vice-presidente por vários mandatos. Ex-Presidente da COMIEADEPA e ex-presidente da AD em Belém (PA).
Em 17 de junho deste ano, o pastor Firmino foi homenageado na Câmara dos Deputados em Brasília, com a Medalha do Mérito Evangélico Daniel Berg e Gunnar Vingren, uma resolução originária de projeto de autoria do deputado Raimundo Santos (PSD-PA), agora oficializada como parte do calendário anual da Casa, por ocasião do dia 18 de junho ser celebrado o dia das Assembleias de Deus no Brasil. Na ocasião, o pastor Firmino foi representado pelo neto do coração, Ronaldo Freitas Sagica, que é neto da irmã Ester.
Em 1993, o pastor Firmino Gouveia e a esposa Ester Gouveia abriram a franquia da CPAD em Belém do Pará, que se tornou um importante centro de distribuição de literatura evangélica, consolidando a presença da instituição na região.
Nascido em 21 de março de 1925, em Coimbra, Portugal, filho de José Gouveia e Maria da Anunciação. Firmino veio ao Brasil com três anos de idade e, ao completar 19, em 1944, teve uma experiência pessoal com Cristo, quando era pastor da igreja em Belém o missionário sueco Nels Julius Nelson.
Recebeu o batismo no Espírito Santo antes de completar dois meses de sua decisão por Cristo. Em 16 de julho de 1944 foi batizado em águas. Após sete anos de convertido, Firmino foi separado como auxiliar de trabalho e em 1957 para o presbitério. Em 1º de dezembro de 1958, foi consagrado ao pastorado. Como pastor, seu primeiro campo foi a cidade de Tocantinópolis (TO), na época pertencente ao estado de Goiás. Depois, trabalhou nas congregações dos bairros Val-de-Cães e Sacramenta, em Belém, e também foi missionário na Guiana Francesa. Voltando à Belém, dirigiu a congregação do Telégrafo e, mais tarde, foi para Ponta de Pedras (PA).
Em 05 de janeiro de 1965, ele foi escolhido para atuar como pastor-auxiliar da Assembleia de Deus em Belém e, em 29 de dezembro de 1968, foi eleito e empossado como pastor-presidente da igreja, em substituição ao pastor Alcebíades Pereira Vasconcelos.
Durante seu pastorado, na AD em Belém, a igreja teve dias de grande expansão. Dinamizou a obra de evangelização, incentivando a mocidade, ao mesmo tempo em que concentrava uma maior ação da igreja na obra missionária, mantendo acesa a mesma chama trazida por Daniel Berg e Gunnar Vingren. Enviou missionários para Bolívia, Colômbia, Equador, Portugal, Estados Unidos, Canadá e Moçambique.
O pastor Firmino foi casado com a saudosa Judith de Lima Gouveia e teve nove filhos dessa união. Após o falecimento da irmã Judith, o pastor casou com a irmã Ester Gouveia. No dia 05 de junho deste ano, Firmino e Ester completaram 34 anos de feliz matrimônio.
O pastor deixou a esposa, seis filhos vivos, netos, bisnetos e uma tataraneta.
Condolências
O Pastor José Wellington Costa Junior, Presidente da CGADB; sua esposa irmã Lídia Dantas Costa, Presidente da UNEMAD, pelos Ministros e Esposas de Ministros das Assembleias de Deus em todo o Brasil, através das diretorias, externam a querida irmã Ester Gouveia e toda família, os sentimentos da Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil.
“Pastor Firmino deixa para todos nós, líderes e membros das Assembleias de Deus, o legado de um servo fiel, ministro honrado e Pastor que sempre zelou pelo rebanho que Deus lhe confiou. A convenção Geral perde um Grande Líder, que ocupou vários cargos em nossa instituição, inclusive de Vice-Presidente”.
Pr. José Wellington Costa Junior
Presidente da CGADB

Redação CPAD News / Com informações CGADB, Dicionário do Movimento Pentecostal (CPAD) e O Liberal
Atualizada às 10h (06/08)