O mês de Julho chegou e daqui a alguns dias, as férias escolares também. E se você trabalha no departamento infantil da sua igreja, essa é uma ótima oportunidade para realizar um evento evangelístico durante as férias.
Um desses eventos é a Escola Bíblica de Férias, EBF, onde o departamento infantil envolve até pessoas de outros ministérios da igreja para ajudar na realização de um ou mais dias de cultos e atividades específicas para cada faixa etária. E por ser um trabalho evangelístico, o objetivo primordial da EBF é falar do amor de Jesus para alcançar as crianças não-cristãs.
A programação pode iniciar com um breve culto reunindo oração, louvores animados, apresentação dos visitantes e uma breve palavra sobre o tema escolhido para a EBF. Importante é não esquecer de fazer o convite para as crianças aceitarem a Jesus, como Salvador. Muitas igrejas conseguem após o momento de culto, dividir as crianças pelas faixas etárias em algumas salas e realizar a segunda parte da EBF com atividades lúdicas e brincadeiras voltadas para as idades deles. Com certeza, é um momento prazeroso onde as crianças brincam e aprendem sobre Jesus. E, claro, antes de terminar ofereça às crianças um delicioso lanche, sem dúvidas eles vão amar essa programação!
Outra dica é fazer um evento diferenciado onde as crianças, ao entrarem na igreja, recebem cédulas de dinheiro falso (aqueles que são vendidos e não tem valor) para comprarem produtos, que são roupas, brinquedos, calçados e até acessórios infantis, como se estivessem em um verdadeiro shopping. Demais, não é mesmo? Vamos conhecer mais sobre esse projeto chamado “Shopping Kids”.
Tudo começou quando a irmã Rita Francisco, membro da Igreja Assembleia de Deus em Bonsucesso (RJ) recebeu a doação de uma empresária cristã que havia fechado a loja dela que vendia roupas de crianças. “Por indicação do pastor auxiliar, Héber, essa irmã nos procurou e disse que queria doar uns vestidos para meninas que estivessem precisando, ela não queria vender e sim doar para quem fosse mais necessitado. Aceitei a doação, mas eram mais de 80 vestidos novos e eu fui pra casa pensando: ‘Senhor, o que eu irei fazer com tantos vestidos?’ E foi quando Deus me deu o projeto do shopping kids, mas ainda não tinha esse nome. E comecei a pedir algumas mães doações de roupas e foram chegando. Em menos de dois meses eu já estava com uma grande quantidade. Conversei com o pastor Aurélio Lima Batista, dirigente da congregação Vau de Jaboque, no Juramentinho, que abraçou o projeto e assim realizamos o primeiro em abril de 2021”, explicou Rita.
No sábado escolhido, Rita e a equipe de voluntários da igreja sede e também da congregação arrumaram as roupas no terraço da igreja, preparam lanches para as crianças e o nome surgiu de forma inusitada. “Uma pessoa escreveu ‘Shopping Kids’ no cartaz para indicar o lugar onde estávamos. E gostamos do nome e adotamos para o projeto. Desde aquele primeiro, já realizamos vários Shopping Kids ao longo dos anos. E cada um, é mais emocionante que o outro. As crianças compram o que querem e, saem com bolsas de lojas (algumas até de marcas famosas), todos felizes, como se realmente estivessem dentro de um shopping”, contou a idealizadora.
“A minha maior satisfação é ver a reação deles. Eles saem surpresos em poder escolher e levar coisas, que em muitos casos, estavam precisando e uns dizem até que realizaram um sonho. Porque temos roupas, chuteiras, camisas de times, mochilas e brinquedos também”, explicou. E sempre que é realizado o Shopping Kids, a equipe realiza um culto de forma simultânea com louvores, dando oportunidades para as crianças testemunharem ou cantarem e, quando todos já compraram e estão no templo, é ministrada uma Palavra para mostrar as crianças o quanto eles são importantes para o Senhor.
No dia 24 de maio de 2025, aconteceu mais um Shopping Kids na congregação Vau de Jaboque, a mesma que ocorreu a primeira edição. “Eles pediram muito e precisaram aguardar um tempo para voltarmos a fazer lá e foi um sucesso”, contou Rita. E ainda completou: “Já estamos pedindo novas doações porque queremos fazer mais dois neste ano. E, assim, estaremos abençoando mais crianças”.
Gostou dessa iniciativa? Que tal adotar essa ideia também na sua igreja? Sem dúvidas será um diferencial também no seu bairro e cidade.
Por Luciene Saviolli
Com informações e fotos cedidas pela equipe do projeto Shopping Kids
Com informações e fotos cedidas pela equipe do projeto Shopping Kids
Sua igreja tem um projeto que atende em benefício à comunidade local? Envie a sugestão de pauta para o e-mail: [email protected] e no Assunto coloque: “Igreja em Ação”. Caso seja aprovado, a sua história também poderá ser contada neste site.