Com a missão de formar médicos comprometidos com a missão de resgatar vidas, a Organização da Grande Comissão – OGC Médicos com uma Missão celebrou recentemente a formatura da primeira missionária médica do projeto “500 Missionários Vocacionados”. Ligada à Convenção dos Ministros Evangélicos do Estado do Amapá, CEMEADAP, sob a direção do pastor Lucifrancis Barbosa Tavares, a OGC Médicos com uma Missão foi fundada oficialmente em 2017, mas precisou parar no período da pandemia Covid-19, voltando logo em seguida.
O projeto “500 Missionários Médicos”, idealizado e executado pela OGC, tem como objetivo capacitar e enviar profissionais da saúde para atuarem em regiões carentes, especialmente à chamada Janela 10/40, aliando formação técnica de qualidade à preparação espiritual. A iniciativa já vem sendo reconhecida nacionalmente pelo seu impacto social e humanitário. Segundo o pastor Sérgio Medeiros, presidente da OGC, todos que fazem parte do projeto, os vocacionados (como são chamados), estão estudando em faculdades externas, “após o término da carreira eles irão ao campo missionário pra servir durante cinco anos”, explicou.
A primeira profissional formada pelo projeto, a missionária Heluane Matos, celebrou a formatura do curso em um culto em ação de graças em Foz do Iguaçu (PR) no dia 10 de abril. A noite foi marcada por emoção, fé e gratidão não só para a jovem médica, mas também para todos presentes, incluindo, autoridades eclesiásticas, vocacionados, membros da comunidade e representantes da organização.
O culto foi conduzido com fervor espiritual e a ministração da Palavra de Deus ficou com o Pr. Isaias Cardoso, presidente do campo ministerial de Foz do Iguaçu, que reforçou o chamado missionário e destacou a importância do serviço realizado com excelência, compaixão e fé inabalável.
Estiveram presentes o Pr. Sérgio Medeiros, Pr. Celson Fortunato, tesoureiro da OGC, Pr. Severino Mendes, membro do Conselho Fiscal, e a missionária Zara Gentil, além de dezenas de vocacionados e colaboradores da instituição. O vice-presidente da OGC, Pr. Lucifrancis Barbosa Tavares, acompanhou a cerimônia remotamente por videoconferência, deixando sua mensagem de apoio e encorajamento à nova missionária.
Em sua palavra, o pastor Sérgio ressaltou o impacto do projeto. “Hoje celebramos não apenas a formatura de uma médica, mas o nascimento de uma nova geração de vocacionados que unem ciência e fé para transformar vidas. Heluane é a primeira de muitos. E isso é só o começo.”
Visivelmente emocionada, Heluane Matos fez questão de agradecer pela conquista. “Se hoje estou aqui, é porque muitos acreditaram, intercederam e investiram. Sou grata a Deus, à minha família da fé e à OGC. Estou pronta para servir”, ressaltou.
O culto foi encerrado com um momento de louvor e comunhão, reafirmando o compromisso da OGC com sua missão e renovando a esperança de que, em breve, centenas de outros missionários médicos estarão prontos para serem enviados aos campos.
O presidente da OGC fez ainda um agradecimento especial ao pastor Wellington Costa Júnior, presidente da CGADB, e ao pastor Saulo Gregório, diretor executivo da SENAMI, pelo apoio irrestrito ao projeto “500 Missionários Médicos”.
“O evento entra para a história da OGC como um marco de fé, perseverança e transformação, uma noite que celebrou não apenas uma conquista individual, mas o avanço de um movimento missionário que une medicina na nobre tarefa de curar o corpo e a alma. E fazer discípulos de todas as nações, o Evangelho inteiro para o mundo inteiro”, finalizou o Pr. Sérgio.
Por Luciene Saviolli / Com informações da OGC Médicos com uma Missão
Fotos: Cedidas por OGC (Soyane – vocacionada)