A igreja Assembleia de Deus em Benevides (PA) realizou o 1º Congresso de Missões Transculturais e também a 5ª edição da Noite das Nações com o tema Mundo Árabe. Para a escolha do tema, eles analisaram que embora sejam destinos atrativos turísticos, todas essas características, somadas as realidades de cerceamento de direitos, baixa relevância da figura da mulher e falta de liberdade religiosa, dificultam na propagação do Santo Evangelho de Jesus.
O evento aconteceu nos dias 22 a 25 de maio e contou com a presença dos missionários enviados pela igreja anfitriã e missionários líderes envolvidos diretamente com o treinamento em missões em alguns países. Dentre eles, a missionária Sônia Mendes para a África, missionária Irinéia Matos e pastor Greg (projeto Live Dead) nos países árabes e pastor Jair Felisbino em Cuba.
Além da presença do secretário-executivo da Secretaria Nacional de Missões – Senami, pastor Saulo Gregório e a esposa dele, irmã Meire Gregório, pastor Jaime Pires, que ficou responsável pela Palavra no culto de abertura e a banda de música do 1º Comando Aéreo Regional (COMAR), da Força Aérea Brasileira, no culto público de encerramento ao ar livre.
Segundo o secretário adjunto de missões, Samuel Viégas,“a Igreja precisa despertar para exercer seu ministério de pregação da verdade em Jesus. Estamos muito felizes em escalar mais este degrau e ansiosos, dispostos e disponíveis para que Deus nos use nesse ministério”, disse o secretário, que participou de uma viagem de imersão transcultural aos países árabes, em outubro do ano passado. “Não podemos ficar apáticos vendo pessoas rogando a um deus que não garante a vida eterna. Esse congresso foi preparado pelo Senhor como alimento para quem está diante da necessidade de envio de obreiros a povos não alcançados”, avaliou.
A Noite das Nações contou com uma mostra, reconhecida como leis de educação e de patrimônio cultural e imaterial naquele município. Com um público estimado de, aproximadamente, 15 mil pessoas, a Noite das Nações retratou sob diversos aspectos, como história, política, economia, culinária, trajes típicos de nove países: Catar, Djibouti, Jordânia, Líbano, Marrocos, Mauritânia, Omã, Sudão e Tunísia.
Esse projeto tem dado à Igreja a oportunidade de penetrar em esferas da sociedade, por conta da cultura, mas que desperta a dificuldade do exercício de culto naqueles países, seja pela forte religião impositivamente entranhada na sociedade, ou mesmo como ocorre em Cuba, pela política comunista.
O pastor presidente da AD Benevides, Samuel Pinto, afirmou não ter dúvidas de que essa agenda foi entregue pelo Senhor, a fim de manter atenta a Igreja e incentivar o envio de novos missionários ao campo, frente ao crescimento de regimes de governo e religiões, como o islamismo.
A programação contou com palestras, workshops e mesa redonda, ministrados para líderes e liderados, além da mostra cultural apresentada aos municípios e visitantes de outras cidades, estados e países ali presentes. E, para que se cumprisse a promessa de festa no céu, ao final do evento foram 26 decisões por Cristo!
“É imprescindível que nos municiemos de conhecimentos e entreguemos nossas habilidades ao Dono da seara para que Seu reino seja propagado e a Palavra de libertação e salvação seja entregue para todas as nações”, finalizou o secretário Samuel Viégas.
Redação CPAD News / Com informações texto e fotos Samuel Viégas via Senami