A Universidad Evangélica Boliviana, a Editorial Patmos e a Sociedade Bíblica Boliviana com apoio da Editora CPAD, se uniram para capacitar os professores da Escola Dominical e realizaram a 1ª Conferência de Escola Dominical da América Latina, nos dias 08 e 09 de agosto.
O evento aconteceu na Universidade Evangélica Boliviana em Santa Cruz de la Sierra e reuniu palestrantes renomados, pastores, professores de Escola Dominical e líderes em geral. Ao todo foram 750 inscritos no 1º CNED da América Latina.
Dentre os preletores, estiveram presentes o pastor Esequias Soares (SP-Brasil), pastor Howard Andruejol (Guatemala), professora Yusmari Serrano (Texas-EUA) e doutora Nereida Nales-Pérez (Porto Rico-EUA).
Pr. Esequias ministrou a primeira plenária na sexta-feira (08) à noite, com o tema: “El conocimiento y la interpretación de la Biblia como instrumentos de la educácion” (em português: “O conhecimento e a interpretação da Bíblia como instrumentos de educação”).
No sábado (09), os inscritos tiveram programação durante todo o dia. Pela manhã, a Dra. Nereida ministrou a plenária “El diseño educativo en la enseñanza cristiana: del plan de clase al impacto espiritual” (em português: “O design educativo no ensino cristão: do plano de aula ao impacto espiritual”); a professora Yusmari ministrou sobre “Creatividad con propósito: formar generaciones que amen la Palavra” (em português: “Criatividade com propósito: formar gerações que amem a Palavra”) e na parte da tarde, a última plenária ficou com o pastor Howard sobre “Cómo desarrollar una tecnología de la educación” (em português: “Como desenvolver uma tecnologia para a educação”).
Estiveram presentes o diretor executivo da CPAD, Dr. Ronaldo Rodrigues de Souza; irmão Thomas Souza, diretor executivo da Editorial Patmos. E representando o Conselho Administrativo da CPAD, o pastor Kemuel Sotero Pinheiro, primeiro vice-presidente; pastor Lucifrancis Barbosa Tavares, segundo vice-presidente e o pastor João Martins, relator.
O CNED na Bolívia marcou a todos presentes que comentaram a importância do evento.
“Estamos muito agradecidos por mobilizar, por movimentar neste campo da educação para nossas crianças e para todos os pastores. Quero agradecer aos pastores e as instituições que fazem parte desse Congresso, a universidade, a editorial Patmos, a CPAD, a Sociedade Bíblica e aos pastores. Que vínculo tremendo foi para cumprir esta carreira, essa missão de ensino e discipulado, para as nossas crianças, já que as crianças são o presente e futuro da nossa igreja. Temos escutado as palestras, temos aprendido, temos escutado os grandes ensinos e a importância de preparar e de planejar as aulas para as nossas crianças e nossos alunos. Estamos muito agradecidos por todos os trabalhos aqui na Bolívia e aonde seja possível levar. Deus seja louvado e abençoe aonde vocês possam levar esse projeto”, destacou o Pr. Basilio Reaños, presidente da Convenção Nacional dos Ministros da Assembeia de Deus Boliviana – CONMIADIBOL.
“A Escola Dominical é transcendental, porque desde as crianças passando pelos adolescentes até os adultos se merece um estudo sistemático da Palavra de Deus, um estudo organizado, que tenha relevância espirital para sua vida, de modo que possa produzir uma transformção que entendam sua doutrina, que possam entender os princípios de Deus, que possam entender as Escrituras, e durante este dias temos desfrutado do 1º Congresso de Escola Dominical aqui na Universidade Evangélica Boliviana”, destacou o reitor, Dr. Timóteo Sánchez Bejarano.
No Instagram, o pastor João Lucas Martins, relações Públicas da Universidade, opina sobre o evento. “Foram momentos especiais de comunhão e aprendizado em torno da Palavra de Deus. O evento ocorreu nas dependências da Universidade Evangélica Boliviana que segue cumprindo com sua missão: educação superior baseada em princípios e valores!”, disse em um post.
Como já havíamos noticiado anteriormente, no dia 04 de junho, um encontro foi realizado na Universidade Evangélica Boliviana para tratar sobre a 1ª Conferência de Escola Bíblica Dominical da América Latina.
Por Luciene Saviolli / Com informações e fotos cedidas por Editorial Patmos e Missionário e fotógrafo Darckson Lima