Vinte pessoas morreram e mais de 500 ficaram feridas depois que um terremoto de magnitude 6,3 atingiu Mazar-e Sharif, no Afeganistão, nesta segunda-feira (3). Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o tremor ocorreu a 28 km de profundidade. Autoridades locais disseram que o número de vítimas ainda deve aumentar. A cidade tem cerca de 523 mil habitantes e foi a mais atingida daquele país.
O Ministério da Saúde do Talibã informou que equipes militares e de resgate foram enviadas às regiões. A Cruz Vermelha também está ajudando no resgate das vítimas, que foram levadas a hospitais locais. De acordo com a pasta, todos os hospitais foram colocados em alerta e as equipes de emergência permanecem em operação. O USGS emitiu um alerta laranja no sistema PAGER, indicando possibilidade de muitas vítimas e danos generalizados.
O Afeganistão está localizado em uma das zonas sísmicas mais ativas do planeta, no limite das placas tectônicas Indiana e Eurasiática. O terremoto anterior, seguido de fortes tremores secundários, atingiu o sudeste do país. Na ocasião, mais de 2.200 pessoas foram mortas e outras milhares ficaram feridas.
Redação CPAD News / Com informações G1
