Neste domingo (24), a Ucrânia comemorou 34 anos de sua independência da União Soviética. Na ocasião, o país foi acusado de lançar ataques de drones que provocaram um incêndio em uma usina nuclear na região de Kursk, no oeste da Rússia, durante a noite.
Segundo autoridades russas, diversas instalações de energia foram alvos dos ataques. De acordo com o serviço de imprensa da usina no Telegram, o incêndio na instalação nuclear foi rapidamente extinto. Apesar do ataque ter danificado um transformador, os níveis de radiação permaneceram dentro da faixa normal. Não houve relatos de feridos. A Ucrânia não comentou imediatamente sobre o suposto ataque.
Outro incêndio foi registrado no porto de Ust-Luga, na região russa de Leningrado. O governador da região disse que, aproximadamente, 10 drones ucranianos foram abatidos, com destroços iniciando o incêndio. O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que suas defesas aéreas interceptaram 95 drones ucranianos.
A Força Aérea Ucraniana anunciou que a Rússia disparou 72 drones e iscas, além de um míssil de cruzeiro, contra a Ucrânia durante a noite de domingo.
Redação CPAD News / Com informações AP