O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi recebido pelo príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, juntamente com uma comitiva de líderes empresariais em Riad, Arábia Saudita, nesta terça-feira (13). O republicano tem como foco garantir trilhões de dólares em investimentos, em vez de questões de segurança, que vão da guerra em Gaza ao programa nuclear do Irã.
Da capital iraniana, que sediará um Fórum de Investimentos Saudita-EUA, ele seguirá para o Catar na quarta-feira (14) e para os Emirados Árabes Unidos na quinta (15). No entanto, Trump não programou uma parada em Israel, uma decisão que levantou questões sobre a posição do aliado próximo nas prioridades de Washington.
Trump espera garantir trilhões de dólares em investimentos dos produtores de petróleo do Golfo. A Arábia Saudita prometeu US$ 600 bilhões, mas o presidente dos Estados Unidos disse querer US$ 1 trilhão do reino, um dos parceiros estratégicos mais importantes de Washington.
A Arábia Saudita e os EUA mantêm laços fortes há décadas, com base em um acordo sólido no qual o reino fornece petróleo e a superpotência fornece segurança.
Redação CPAD News / Com informações Reuters