Setembro é o mês mundial do Alzheimer, e também de algumas campanhas de prevenção de doenças, por exemplo: “Setembro Verde – Doação de Órgãos”; “Setembro Dourado – Câncer Infanto-juvenil”; e, “Setembro Amarelo – Campanha contra o Suicídio”. Esta data é comemorada na próxima quarta-feira (10).
A Campanha Setembro Amarelo de 2025, sob o tema “Se precisar, peça ajuda!”, iniciativa encabeçada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), reforça a importância de buscar apoio e identificar os sinais, agindo previamente e assim evitando o agravamento da situação. O suicídio pode ser definido como um ato deliberado executado pelo próprio indivíduo, cuja intenção seja a morte, de forma consciente e intencional.
Esse problema de Saúde Pública atinge pessoas de todas as classes sociais, sexo e idades. É a segunda principal causa mortis entre adolescentes de 15 a 19 anos e a quarta entre jovens de 20 a 29 anos. Estima-se que cerca de 14 mil pessoas tirem a própria vida, anualmente no Brasil.
Segundo a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS em 2019, foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média, 38 pessoas cometem suicídio por dia. Ainda de acordo com a OMS, praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente, não diagnosticadas ou tratadas incorretamente.
Um indivíduo em sofrimento pode dar sinais que não devem ser ignorados pelas pessoas ao redor. Por exemplo: manifestações verbais durante pelo menos duas semanas; preocupação com a própria morte ou falta de segurança; expressão de ideias ou intenções suicidas; isolamento, entre outros.
Existem recursos gratuitos, como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que pode ser acessada em todo país pelo telefone 188. A ligação é gratuita e funciona 24 horas por dia. Sempre que possível, busque imediatamente orientação psicológica e psiquiátrica.
No dia 12 de setembro de 2024, essa editoria abordou o assunto sob o tema “Tentativa de suicídio é a causa de mais de 30 internações ao dia no Brasil”.

Obs: Os assuntos tratados nessa editoria seguem uma linha informativa, e a mesma não se responsabiliza em tratar diagnósticos. Em caso de apresentação de algum sintoma, um médico especialista deverá ser consultado.
Por Ezequias Gadelha / Com informações: Ministério da Saúde, Setembro Amarelo, Veja e Wikipédia
1 comentário
ESPERO NUNCA TER ESTA AJUDA.