Quando Deus chama para o campo missionário, não há quem possa impedir pois, a chama arde tão forte dentro dos corações e tudo só tem um objetivo: lançar a semente e ganhar almas para Cristo. Casados há 14 anos, o pastor Maurício Casaes e a esposa, Ana Carolina Torres Casaes, viveram essa experiência recentemente. Assim que foram conduzidos pelo Senhor para o campo, eles sabiam da missão que Deus havia preparado para eles: anunciar as boas novas no campo universitário.
“Somos do Rio de Janeiro, Temos um filho de 8 anos (Enzo) e parceiro fiel nas batalhas. O início do nosso ministério aconteceu como líder de jovens na Assembleia de Deus em Bonsucesso (RJ), ali o Senhor foi nos forjando e amadurecendo para tempos e circunstâncias que necessitaria de resiliência, persistência e preparo. Um tempo depois, o Senhor nos chamou para pastorear uma linda congregação ADB Betesda, onde lideramos por seis anos. Que tempo glorioso e de muito aprendizado”, lembrou o pastor.
Porém, Deus tinha mais e através de um pastor que havia visitado à antiga igreja no Brasil e compartilhado que o índice de depressão e suicídio era grande entre os jovens acadêmicos de medicina em Ciudad del Este, no Paraguai, os corações do pastor Maurício e Carol queimaram em atender ao chamado do Senhor. Ali eles entenderam qual era o chamado. “O medo bateu a porta, pessoas disseram que estávamos loucos, que estávamos bem e não precisávamos passar por isso. Porém oramos, clamamos àquele que nos chamou e Ele nos respondeu! Vendemos tudo que tínhamos, pegamos o que realmente precisávamos e hoje estamos aqui no Paraguai atendendo ao chamado do Senhor”, conta o casal.
No novo país desde o final de 2023, o pastor e a esposa começaram a evangelizar jovens universitários e Deus foi dando estratégias para que a Palavra fosse pregada na universidade. O casal iniciou no curso de Medicina na Universidad Nordeste Del Paraguay (UNDP) e assim ficaram mais próximos daquilo que Deus havia reservado para eles.
Começaram os encontros de oração e surgiu a ideia de ter o primeiro culto entre os jovens. A missionária Carolina compartilhou o sonho com outros jovens universitários cristãos e assim começaram a planejar o culto fora do campus.
Com o objetivo de fortalecer a fé entre os estudantes universitários, promover a integração entre os jovens de diferentes instituições de ensino e incentivar o engajamento espiritual e missionário no contexto acadêmico, aconteceu o primeiro culto jovem universitário em Santa Rita, no Paraguai, no dia 11 de outubro às 18 horas.
O encontro foi no auditório da prefeitura e reuniu jovens universitários de diferentes instituições e líderes cristãos para adorar a Deus em um ambiente de comunhão, fé e celebração cristã.
O culto ocorreu em um ambiente acolhedor e organizado, com estrutura de som, instrumentos musicais e espaço preparado especialmente para o evento. Momento de louvor e adoração, reflexões bíblicas voltadas à juventude universitária; ministração da Palavra com foco em propósito, fé e missão e dinâmicas fizeram parte da programação. E os jovens participaram ativamente e aprovaram o encontro.
Um grupo de jovens participou ativamente na recepção, com cartazes que tinham frases inspiradoras, como: “Tu fe en Dios puede transformar tu história” e “Bienvenido a nuestra misión, eres muy especial”, mensagens que refletiram o tema e o espírito do encontro.
Durante a ministração, foi destacada a importância de colocar Cristo no centro da vida acadêmica e de servir a Deus com excelência em todas as áreas. “A mensagem principal reforçou que a fé é capaz de transformar realidades e direcionar o futuro dos jovens que confiam em Deus”, explicou o líder.
E os resultados superaram as expectativas dos missionários. “Houve união entre os grupos de universitários, alegria visível e testemunhos positivos sobre o impacto da mensagem e da adoração. Assim, conclui-se que o objetivo de promover crescimento espiritual, integração e despertar a vocação entre os jovens foi alcançado com êxito”, define o pastor Maurício.
Como o primeiro culto jovem universitário em Santa Rita foi um sucesso marcado pela forte presença espiritual, participação ativa dos jovens e um ambiente de adoração, os missionários já querem se organizar para o próximo encontro. Enquanto isso, eles se reúnem na universidade às terças-feiras para realizar cultos e às sextas acontece encontro de oração na casa dos missionários. “Pra glória do Senhor já alcançamos mais de 200 jovens, alguns retornaram para Jesus outros se batizaram durante esse período de dois anos que estamos aqui. Nosso próximo passo é realizar a cada dois meses o culto para todos os jovens universitários da cidade, conforme aconteceu esse no dia 11 de outubro”, avisou o pastor.
Os missionários têm apoio de diversas igrejas evangélicas do Paraguai e do Brasil, inclusive, da Igreja Assembleia de Deus em Bonsucesso (RJ), de onde eram pastores.
Se você é do Paraguai e quer conhecer mais sobre esse projeto, acesse a página do projeto no Instagram, clicando aqui. Caso não seja, ore por esse ministério para que mais jovens sejam alcançados pelo amor de Deus.
Por Luciene Saviolli / Fotos cedidas pelo pastor Maurício Casaes