Palestinos terão uma rota temporária para agilizar a saída da Cidade de Gaza, na Faixa de Gaza. Conforme anunciado, nesta quarta-feira (17), pelas Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), o caminho será pela estrada Salah al-Din, que ficará aberta por 48h.
A medida acontece um dia após as tropas israelenses iniciarem uma nova ofensiva terrestre na região, apontada como sede do Hamas, composta por túneis subterrâneos – utilizados para fuga, estoque de armas e, em alguns casos, cativeiro de reféns. O exército israelense vem ordenando a evacuação imediata da cidade desde o início de setembro. Até o momento, cerca de 40% de 1 milhão de habitantes deixaram o município.
A Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que a ação resultará no massacre de civis, em novos deslocamentos forçados e na destruição de infraestrutura essenciais, como hospitais e abrigos. A entidade ainda criticou a instrução do exército israelense para que os palestinos sigam para a zona humanitária em Al Mawasi, no sul, uma vez que o local continua sendo alvo de bombardeios.
Redação CPAD News / Com informações SBT News