Há pouco mais de uma semana, 12 de outubro, a organização cristã Samaritan’s Purse inaugurou uma igreja na comunidade remota de Port Alsworth, no Alasca. A localização tem acesso limitado por barco ou avião, e conta com cerca de 170 moradores.
Entre membros da igreja e famílias da região, aproximadamente 120 pessoas se reuniram no culto de celebração pelo templo da Lake Clark Bible Church (“Igreja Bíblica do Lago Clark”). A cerimônia também contou com a presença do evangelista Franklin Graham, presidente da missão.
“Levar o Evangelho até os confins da Terra significa chegar ao Alasca… Somos gratos a Deus pelo privilégio de servir aqui”, declarou Graham, aos consagrar o templo ao Senhor.
A conquista representa um momento histórico para a população cristã local, que, acostumava realizar os cultos em ginásios improvisados e locais temporários. Conforme relatado pela organização, por diversas vezes, os irmãos enfrentaram o frio extremo, vento e insetos durante o ano, para se reunir.
“Agora temos liberdade para expandir o alcance da igreja em todas as estações”, disse pastor sênior Luke Wegner, líder da igreja desde 2019.
Segundo a Samaritan’s Purse, a estrutura da igreja foi projetada para acomodar até 200 pessoas, e é composta por berçário, cozinha, escritórios e uma sala multiuso para estudos bíblicos e encontros de jovens.
Para que a obra fosse concluída com sucesso, foi necessário um esforço coletivo, envolvendo quase 400 voluntários de 38 estados dos EUA, durante 19 semanas de trabalho.
Corey Lynch, diretor de projetos da Samaritan’s Purse no Alasca, destaca que o objetivo da organização é alcançar vilarejos isolados que não possuem igrejas locais. “Existem cerca de 250 comunidades fora da malha rodoviária. Queremos construir igrejas ou centros comunitários em cada uma delas”, disse ele.
O responsável pela obra, Russell Richardson, ressalta que o edifício representa mais do que abrigo físico. “É um farol para a comunidade e uma ferramenta para o avanço do Evangelho em meio às condições rigorosas do Alasca”, afirmou.
Com informações Comunhão e Samaritan’s Purse