Nesta quarta-feira (30), o jornal americano The New York Times publicou uma nota editorial sobre a foto de uma criança com menos de 2 anos de idade, que foi utilizada em um artigo que revelava pessoas sofrendo de desnutrição e fome, em meio à guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.
Após a divulgação, o hospital onde a criança foi tratada e um médico de Mohammed Zakaria al-Mutawaq explicaram que ela sofria de doenças pré-existentes. Segundo a mãe, Hedaya al-Mutawaq, antes da guerra, o menino já sofria de hipotonia, doença também conhecida como falta de tônus muscular. Apesar dessa condição, ele aprendeu a sentar e levantar “como as outras crianças” com o auxilio da fisioterapia.
De acordo com a BBC, ele foi fotografado em uma tenda erguida na Faixa de Gaza, por Ahmed al-Arini, em 21 de julho. Na ocasião, Mohammed Zakaria al-Mutawaq pesava cerca de nove quilos. “Agora ele pesa seis quilos” informou a genitora à emissora britânica, e completou que a criança passou a sofrer também de desnutrição além da doença anterior.
A foto ganhou repercussão internacional e se tornou um dos símbolos da denunciada fome no enclave palestino.
Redação CPAD News / Com informações Gazeta do Povo e Notícias ao Minuto